Viva pela excelência

Durante minha vida, sempre estive esperando por algo. Sim, minha vida pode ser resumida em uma única palavra: espera. Sempre esperei que algo acontecesse e transformasse minha realidade de algo inerte para algo sublime. Na Grécia antiga costumava-se ver a vida de uma forma totalmente liberal e sem muitas normas porque os gregos acreditavam que dessa forma o ser humano poderia alcançar algum grau do que eles chamavam de excelência. Sim, meus caros, a excelência sempre foi algo pelo qual o ser humano almejou, desde os tempos imemoriais. Hoje em dia vejo que muitos esqueceram e se tornaram apenas seres viventes materialistas, que não entendem o propósito da excelência. Mas eu sempre esperei por ela, mesmo quando ainda não sabia o que isso realmente significava.

Acreditei em suas palavras, sua ideologia, sua fantasia. Toda aquela utopia de ser livre e alcançar a sonhada excelência sempre me cegaram, de tal forma que por muito tempo não enxerguei nada além disso. É claro que hoje vejo as coisas com mais clareza do que antes, mas mesmo assim ainda espero por ela - pela excelência.
Mas ela nunca veio - ao menos, não até agora. Fico me indagando se algum dia ela realmente virá. Mas quando estou quase a ponto de sucumbir, lembro que eu não fui ensinada para querer isso, nunca havia ouvido falar de tal coisa - ela simplesmente apareceu um dia em minha alma, e de lá nunca mais saiu. Eu encaro isso como um chamado para algo grandioso; mas temo que demore a chegar, afinal, todos os grandes tiveram seus momentos de aflição até chegarem à excelência.

Preocupo-me à toa - digo para mim mesma todas as manhãs. Ainda sou jovem, tenho muito pela frente. Mal comecei a viver e já anseio por tanto! Isso é ironia do destino, que me fez nascer em uma família tão pobre, mas ao mesmo tempo de uma nobreza de caráter tamanha que eu não posso me considerar alguém pobre de verdade. Porque pobreza é um estado de espírito, e isso nem eu nem minha família temos.
De qualquer forma, eu ainda espero. Mas ela nunca veio. Será que um dia virá? "Porque eu estive esperando por você todos esses anos, afinal, você está em minha alma. E não posso fugir de mim mesma." Preciso atender minha chamada. Eu creio que isso mudará um dia e que ela virá, ah sim, virá. E então tudo será como tem de ser, excelente.

(Mia Sodré anseia por isso)

Tumblr_lp37h0hznn1qbox11o1_500_large

5 comentários

  1. Sabe Mia quando converso com uma pessoa e ela me faz mergulhar em universo chamado: ALMA; sei que após esta conversa terei dentro de mim um grande tesouro chamado: SABEDORIA, EXPERIENCIA. Que são coisas que determinam nossas reações e ações; que controlam o sentimento tornando-nos menos levianos e tals. Acredito que nenhum dólar possas comprar isso.

    ResponderExcluir
  2. Posso imaginar de onde vieram tais palavras tão cheias de emoção e sinceridade, e isso me impressiona, e muito!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto. Posso dizer que a maioria das frases poderiam perfeitamente ter sido escritas por mim. Passo pela mesma situação, faz anos. É difícil. Esse último parágrafo foi o que mais me identifiquei!

    Beijo
    http://www.garotasdizem.com/

    ResponderExcluir
  4. Uau.Profundo e representa direitinho o que sua alma sente,não é mesmo?
    Eu acho que todos procuramos por um lugar.O nosso lugar.Procuramos experiências,uma vida!!! Mas isso tem o seu tempo.Tem que ir atrás.Tem que viver,saber esperar.Não pode ansiar por algo nunca vivido.Ounwti,isso é complicado.HAHAHA
    Mas tudo relacionado ao tempo :)


    beeijos *____*

    ResponderExcluir
  5. A excelência é algo inalcançável, quando ela aparenta estar próxima algo a faz distanciar-se um pouco mais... E na busca por ela muitas vezes nos encontramos onde um dia ela já esteve!

    ResponderExcluir