Um prato que se come frio

Dizem que a vingança é um prato que se come frio. Eu não poderia usar melhores palavras. A vingança, para fazer um efeito estrondoso de verdade, precisa ser bem pensada, planejada. Pessoas apressadas raramente conseguem se vingar. Apenas quem tem sangue frio o suficiente para deixar seu inimigo pensando que venceu consegue arquitetar uma boa vingança.
Porque o legal da vingança é isso: assistir - com direito à balde de pipoca e tudo - seu inimigo dando gritos de alegria e pulos de vitória, contando vantagem pra todo mundo e dizendo o quão estúpido você é e como foi fácil te vencer. Enquanto seu inimigo se regozija e comemora uma falsa e ilusória vitória, você está lá, vendo tudo de primeira fileira, arquitetando seu próximo passo e esperando sua deixa. Permitindo que seu inimigo se enrede cada vez mais nessa teia invisível que é a vingança.

O que acho mais engraçado na vingança é quando seu inimigo percebe que você está arquitetando algo e se passa por vítima: "Ela me odeia, ela quer se vingar de mim!", mas ele não percebe que aos poucos está se enredando em suas próprias palavras. Porque, para alguém querer se vingar de alguém é porque esse alguém fez algo muito mau para essa pessoa que almeja por vingança, sendo assim a pessoa que é o alvo da vingança não é a vítima, mas o agressor, que será punido de forma concernente aos seus atos malévolos de outrora.

Ah sim, a vingança é um prato que se come frio; e que prato delicioso ele é! Exige muita paciência - é verdade - mas nada que não seja abundantemente recompensador no futuro. A vingança tem de ser milimetricamente arquitetada, a ponto de fazer até mesmo demônios sentirem calafrios. Esse é o objetivo.

(Mia Sodré é ótima em arquitetar vinganças)

Tumblr_ln5b0b3jmh1qk5yzoo1_500_large
Elvis Presley: um cara que sabia se vingar (apesar de se meter em encrencas por isso)

20 comentários

  1. ahahhaha ótimo texto, eu não sou uma pessoa paciente e muito menos vingativa, mesmo quando as vezes eu deveria ser u_u

    beijos http://devaneiosdeuma-garota.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. haha, muito bom.. não sou muito vingativa,e nas vezes que tentei ser,não deram certos. Mas pra quem tem sangue frio,pode valer a pena!
    Beeijos.

    http://ribeiroap.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não sou vingativa, mas quando eu planejo uma vingança...é para abalar. Adorei o texto, Mia, e é realmente preciso sangue frio para se vingar, para pagar com a mesma moeda.
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Lindoooo blog, amei=*
    Sucesso querida.
    http://comestelookeuvou.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nooooossa, eu não sou vingativa, mas você parece que sabe exatamente o que faz! haha
    www.dinhacavalcante.com

    ResponderExcluir
  6. Acho a vingança um sentimento muito ruim, é mais humano se pensar em justiça, e ainda que por mais que se fale que ela não existe ou é falha, no fim das contas ela sempre acaba funcionando, de um jeito ou de outro.

    ResponderExcluir
  7. Mia, ninguém "sabe" se vingar. É como dizer: "Aquele ali sabe se suicidar muito bem!" -- um "talento" absolutamente dispensável. A pessoa só "sabe" se vingar realmente se esquece, perdoa, segue sua vida na maior indiferença ao malfeito. Já disseram que a maior "vingança" é ser feliz. É verdade. O primeiro e único prejudicado é o ser vingativo, que, aliás, deixa de ser vítima inocente e se nivela ao agressor quando planeja dar o troco. Vítima não é quem sofre primeiro: é quem sofre. Agressor não é quem agride primeiro: é quem agride. Em qualquer momento. O que passou já foi, tem um caminho enorme à frente que não merece ser azedado com coisas destrutivas. Se o caminho for pequeno (nunca sabemos), maior ainda a necessidade de não atrapalhá-lo com nada, de não perdermos tempo com nada que não nos faça melhores. Esse do prato que se come frio é velho. A melhor frase sobre vingança, outra pessoa já falou: é beber veneno e esperar que o outro morra. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que medo hem kkk
    Quero morrer sua amiga...
    Beijão, lindo blog

    ResponderExcluir
  9. :e 66' " a vingança não é plena mata a alma e envenena" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk' bate nele seu madrugaa

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto, HUHUHSUASA. Não levo as coisas pro lado ruim, mas quando decido me vingar, me vingo bem e faço como você mesma disse: sendo paciente, esperando a hora certa,rs.
    Beiijos*-*
    http://cartasp-voce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. minhas vinganças são raras, e duvido que se comparam às suas. Sério mesmo, me deu medo HUAHSUASUAH
    o post está muito bom... senti a dureza das palavras, o que encaixa perfeitamente no tema.
    Amei a foto do rei no fim *-*
    beeijos!

    recantodalara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu não sou vingativa ( pelo menos, não mais) , mas adorei seu texto, acho que disse tudo o que tinha pra falar. Beijo.
    _______________
    http://classicheap.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. vingança, dooce vingança (:
    não é um dos melhores sentimentos, mas as vezes é preciso usa-lá , haha (:
    vim aqui avisar que as inscrições pro concurso do blog foram adiadas até o próximo sábado, não perca tempo, inscreva-se, e ainda ganhe uma semana de destaque lá no blog (:
    Para saber mais, acesse o link: http://leideanediniz.blogspot.com/2011/09/concurso-adiado.html

    milbeijinhos da anny diniz :*

    ResponderExcluir
  14. Não sou vingativa, não de verdade rs. Odeio fazer mal pros outros e até odeio isso em mim, porque não fazendo mal pra eles, faço pra mim :s

    ResponderExcluir
  15. Amei o post ! Adorei mt o blog. E já estou seguindo aqui !

    beijos : @maysa_lobo

    http://www.pensamentosdasgirls.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu aprendi que a melhor vingança é o silêncio, a indiferença. E a quem tanto me fez mal, aprendi a pagar com o bem. Se alguém tanto te fez mal, espera... Uma hora ele irá pagar, esteja lá quando ele caiu, com a mão estendida para que esse alguém possa levantar. Pior que a humilhação, é a dor na consciência. Não digo que banquemos os idiotas, não! A vingança é um sorvete frio e extremamente saboroso, porém estragado... Te faz mal depois.

    ResponderExcluir
  17. Ninguém se mete com a Mia! KKK Adorei o texto, não sei se o objetivo foi esse mais eu consegui rir. Medooo, hahah
    Ta lindo o blog, adorei.

    ResponderExcluir
  18. Adorei o texto e as vezes é necessário se vingar. Sua assinatura foi demais, que você nunca queira se vingar de mim haus- mas sério o texto está perfeito. E só se vinga aquele que não haje por impulso.

    Vim lhe fazer uma visita, desejar um ótimo domingo e chamar para participar da entrevista, pergunte: http://iasmincruz.blogspot.com/2011/09/perguntem.html

    ResponderExcluir
  19. Pessoas queridas que se deram ao trabalho de comentar esse texto: muito obrigada. Mas só para esclarecer: não precisam ter medo algum; para eu chegar ao ponto de querer me vingar de alguém é porque essa pessoa fez algo realmente mau para mim.

    ResponderExcluir
  20. Eu sou super vingativa :o meu pai sempre me diz que vingança não leva a nada, mas acho que é coisa de temperamento, personalidade, enfim... beijos
    Participe do nosso primeiro sorteio.
    http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com/

    ResponderExcluir