Reflexo distorcido

Para se ter certeza de algo, deve-se pôr todas suas convicções à prova. A verdade só se revela quando está na corda-bamba. Ponha tudo em risco, duvide de suas crenças, use todo seu intelecto para chegar ao fundo de suas convicções.
Serão elas verdadeiras ou apenas reflexos dos pensamentos de seus próximos? Ah, se surpreenderia ao descobrir que mais da metade das coisas em que cremos são irracionais e advindas de nossos ancestrais. Mas o que é racional neste mundo? Diga-me, Catherine, o que há de racional na vida? A vida é apenas um breve sonho e nossas crenças não passam de uma herança de nossos antepassados. Nada é novo, nenhuma ideia é realmente nova. Tudo se torna absorto com o tempo. Nossas esperanças se tornaram vãs, tão vãs quanto um homem que se admira no espelho e logo se esquece de sua figura. Você é a mais intensa das criaturas e mesmo assim não passa de um amontoado de convicções moldadas entre histórias ouvidas ao crepitar das chamas de uma lareira.

Sabes tão bem quanto eu que nunca questionaríamos essas coisas se a vida não nos forçasse; seja por medo de termos nossas convicções abaladas ou - pior ainda! - por puro comodismo de uma crença que foi marcada em nossas almas como a quem marca um animal no campo. Nossos ideais são tão vagos; casar, ter filhos e sermos bons maridos e boas esposas. Tudo isso é tão infame quanto um homem que cai da escada de sua casa por estar embriagado pelo vinho e morre, deixando como memória póstuma apenas sua tolice. Essa não é a verdadeira vida. Há de haver mais! Mas não procuramos, porque estamos assustados demais, ou porque estamos confortáveis demais ou porque a vida seja feita de procuras e nós somos preguiçosos demais para tais buscas. Mas a verdade não é feita por pessoas desleixadas, Cathy; a verdade é feita por aqueles que se arriscam, que perdem tudo em que acreditavam apenas para que suas almas possam estar em paz no dia do juízo.

Mas os pensamentos são tiranos que sempre vêm nos atormentar. De qualquer forma, já está tarde e receio que a tempestade virá mais depressa do que prevemos. Irei me recolher; e quanto a você, reze por sua alma pois a misericórdia não estará sobre esta casa nesta noite.

Tumblr_lhytdpfpyv1qc3m8wo1_500_large

15 comentários

  1. Eu simplesmente adoro seus textos,sério!
    E essa foto é de um filme ótimo,vc já viu?É o mistério das duas irmãs,foda!

    http://imodelblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Seus textos são lindos portanto não seria novidade nenhuma se eu dizer que eu amei este... Você escreve tão bem...
    Beijos
    http://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Texto mt bom flor, vc escreve mt bem, parabéns viu, por que nos dias de hoje o povo não tá nem ai pra escrita, mt bom
    http://nacaoesmaltada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Acho que de certa forma nossos ideais e pensamentos tem influências - seja dos pais, das pessoas que convivemos - e é por isso que é importante fazer o que você disse ai: "Ponha tudo em risco, duvide de suas crenças, use todo seu intelecto para chegar ao fundo de suas convicções." Sabe lá o que acharemos, não é mesmo? Podemos ter certeza de que o que dizemos é certo ou nos envergonhar por defender algo sem base ou subsídio nenhum.
    Belo texto, rs.

    ResponderExcluir
  5. Nossa ótimo texto, como sempre Mia:)
    Acredito que só seremos felizes,quando vivermos apenas para nós, e não para os outros e para ideais loucos, que foram impostos pela sociedade!
    Beiijos*-*
    http://cartasp-voce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. É como disse Aloizio Azevedo: " O homem é fruto do meio em que vive" . De uma forma ou outra acaba sofrendo influência; e discordo totalmente das pessoas que se dizem nao se influenciarem por nada nem tendencias...como você disse: "Nada é novo, nenhuma ideia é realmente nova". O problema em questão esta na perspicácia das pessoas que so conseguem enxergam o proprio reflexo, mas não o real, o distorcido.

    ResponderExcluir
  7. Olá linda tudo bom? Visita meu blog, e se gostar segue? Estou retribuindo todas que seguirem e comentarem!


    http://saladadefrutasbr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Como já dizia Elis Regina: "ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais".

    Sucesso!!
    Bj
    Pri
    www.mmdesaltoalto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto. Parabéns!
    Seu blog é muito lindo. Seguindo :)

    http://thebookofmydreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossos sonhos, nossas crenças, tudo tem influencia, seja de nossos pais, avós e até mesmo amigos, mesmo que "isso" não seja real, nós acreditamos nisso tudo e iremos passar para nosso filhos, e netos, e bisnetos, e trisnetos, enfim!
    Seus textos me encantam...e me assustam ao mesmo tempo :O
    Adorei.
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! Lindo texto. Amoo esse tipo de coisa sobrenatural!
    Demais!
    Seguindo... se puder retribuir... agrdeço muitoo
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. ameii o texto *-*
    esse misterio qe voc deixa no ar, é muito gostoso de ler.

    parabééns

    ResponderExcluir
  13. uau...
    Fiquei totalmente entretido nesse texto. Especialmente porque ele traz questionamentos que vem à minha cabeça todos os dias.
    Demais!
    Fiz até questão de curtir no Facebook!


    Estou escrevendo um livro
    depois se quiser dar uma olhada
    http://felipejackie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Nossaaa. gostei ;D
    esse ar de misterio é muitoo interessante, sei l da um toque de quere saber oq contece depois..

    ResponderExcluir