A Lua vem da Ásia

A Lua vem da Ásia, publicado originalmente em 1956, marca o nascimento da narrativa surrealista de Campos de Carvalho. É o diário de um homem que se chama Astrogildo - mas já foi Adilson, Heitor, Ruy Barbo - e está hospedado em um hotel de luxo que, para o bem da verdade, talvez seja um campo de concentração ou um manicômio. 
De longe, é o livro mais psicodélico que já li e que me inspira até hoje. Se meus sonhos são tão malucos quanto meus textos, definitivamente esse livro tem sua parcela de culpa. De um autor brasileiro, A Lua vem da Ásia é de longe o melhor livro que já li da literatura nacional. Esqueça Dom Casmurro - esse é melhor. 

Como palavras minhas não adiantariam de nada mediante a grandiosidade literária desse livro, lhes deixo alguns quotes excelentes do mesmo. Espero que gostem e que leiam, de verdade.

- Os homens, as pulgas e as ratazanas se assemelham nisto: que hoje estão vivos mas amanhã estarão mortos, irremediavelmente mortos, e para sempre. 
- O grande pátio onde de manhã tomamos sol nem sempre tem sol, o que demonstra a incúria do governo e a irresponsabilidade daqueles a quem pagamos para que nos deem sol, já que não nos podem dar a liberdade. 
- À noite a lua vem da Ásia, mas pode não vir, o que demonstra que nem tudo neste mundo é perfeito. 
- Quando sair daqui, vou matar a pedradas o médico que matou meu irmão no hospital e não foi punido até hoje. Pena que ele não possa ouvir os próprios gritos, pois que é surdo. 
- As flores têm o perfume que a terra lhes dá sem ser perfumada. Assim,também nós devemos dar a nossos atos aquilo que não trazemos em nós mas de que somos realmente capazes, e que não morrerá com a nossa morte. 
- Como o criado da noite veio apagar a luz do meu quarto, este fica sendo o último aforismo que escrevo, fazendo-o no escuro e sob protesto.

(Apagaram-se as luzes).

14 comentários

  1. Parece interessante, vindo junto de uma crítica ao tratamento psiquiátrico para com a loucura. Não sei se é mesmo por aí ou se é pelo meu interesse em escrever algo do tipo. Enfim, tem leituras que marcam a gente para o resto dos dias, até o fim.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog os posts são bem interessantes.

    http://quatro77estacoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei, o livro parece ser muito interessante mesmo. Mais um pra minhas viagens de férias, sem sair de casa. haha Interessantes seu blog, de verdade. Beijo!
    www.letscris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não conhecia esse livro,mas me pareceu super interessante. Nas férias, vou procurar ler!
    Beiijos Mia:)
    http://cartasp-voce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. - As flores têm o perfume que a terra lhes dá sem ser perfumada. Assim,também nós devemos dar a nossos atos aquilo que não trazemos em nós mas de que somos realmente capazes, e que não morrerá com a nossa morte.
    Amei esse trecho, muito lindo! O livro parece ser interessante.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro hm.. Mas ele parece bem interessnate!

    Beijos { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  7. Esse livro , parece ser bem forte e emocionante !Ja virei sua seguidora, quero te convidar para conhecer o meu blog e me seguir tambem!
    http://aprendizdecabeleireira.blogspot.com/2011/10/cadastre-seu-blog-na-lomadee-e-ganhe.html

    ResponderExcluir
  8. Amei seu blog! que design original e lindo *-*

    seguindo,segue?
    http://vidadegarota-dalva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, agora to curiosa pra ler esse livro!! !Parece ótimo e esse trechos que você separou para mostrar são incríveis...

    Bjss

    http://deardiary-sucker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Fiquei com muita vontade de ler o livro. Vou colocar na lista p/ as férias.
    http://mundofabulosodamia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá :)

    Adorei a sugestão!
    Parece ser muito bom, emocionante como eu gosto... Hehehe

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que só com essas frases já dá pra perceber como o livro tem um toque insano. Muito interessante a sua dica.

    ResponderExcluir
  13. Leitura é muito bom, adoro essas dicas.
    Maioria dos livros que eu leio são dicas de alguma amiga ou conhecido.

    Valeu pela sugestão.

    Abraços.

    ResponderExcluir