Sem lenço, sem documento

Há pouquíssimas músicas brasileiras que gosto, confesso. Não sou lá muito afeita ao patriotismo, muito menos musical. Mas eu realmente gosto das músicas do Caetano Veloso, principalmente as do início de sua carreira. E confesso ter um amor especial por Alegria, Alegria, que é a música abaixo.


"Caminhando contra o vento, sem lenço, sem documento, num sol de quase dezembro, eu vou. O sol se reparte em crimes, espaçonaves guerrilhas, em Cardinales bonitas, eu vou. Em caras de presidentes, em grandes beijos de amor, em dentes, pernas, bandeiras, bomba e Brigitte Bardot. O sol nas bancas de revista me enche de alegria e preguiça; quem lê tanta notícia? Eu vou, por entre fotos e nomes, os olhos cheios de cores, o peito cheio de amores vãos. Eu vou, por que não? Por que não? 
Ela pensa em casamento e eu nunca mais fui à escola; sem lenço, sem documento, eu vou. Eu tomo uma Coca-Cola, ela pensa em casamento, uma canção me consola; eu vou... Por entre fotos e nomes, sem livros e sem fuzil. Sem fome, sem telefone no coração do Brasil. Ela não sabe, até pensei em cantar na televisão. O sol é tão bonito. Sem lenço e sem documento, nada no bolso ou nas mãos. Eu quero seguir vivendo... amor... Eu vou... por que não? Por que não?"

Gente, eu sinto falta de quando as músicas tinham letras com texto e contexto. Sério. Porque a maior parte das músicas de hoje em dia não falam nada com nada (como a tal da delícia que mata do Michel Teló). Fala sério, Brasil: o que houve com as músicas que têm mensagem, texto e contexto? 
Realmente acho que nasci na época errada. Ou não. 

12 comentários

  1. É realmente dificil encontrar músicas brasileiras que sejam boas hoje em dia. Mas se vc procurar com carinho, vai encontrar.

    "Alegria, Alegria" é mesmo uma música muito boa, principalmente se vc entende todo o contexto em que ela está inserida.

    Como sempre, um post muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Então nascemos mesmo! Eu sou do tipo que ouve mpb e percebo a grande diferença. Mas se pensarmos bem, existem certas músicas antigas que também não fazem sentido algum! Uma música que eu gosto muito é "Ainda Bem" da Marisa Monte, é nova, mas tem contexto também!
    Ótimo post!
    Beijos :*

    Layla, do peacetime1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Também não sou muito de música brasileira, principalmente agora com essas músicas ridículas de funk e assuntos sem contexto e sentimento nenhum além de gemidos e frases como "Quero te dar". Ninguém merece ouvir isso, mas é triste ver que até crianças ouvem isso e ainda mais no volume máximo.. (me empolguei, haha)
    Será que você podia votar no Rascunho-errado nesse site: garotoonerd.blogspot.com Já é a 2 etapa.. Obrigada desde já!! Beijos, (=
    rascunho-errado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. "Fala sério, Brasil: o que houve com as músicas que têm mensagem, texto e contexto?
    Realmente acho que nasci na época errada. Ou não. "
    Acho que nessas frases, vc disse tudo, o que está engasgado há muito tempo em mim. Concordo completamente.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente, também sinto falta das letras bem construídas nas músicas. Parabens pelo blog, Belo post. :)

    http://oquartodeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu também acho que nasci na época errada, vejo algumas coisas acontecerem que não batem comigo, sabe? Até me sinto mal ás vezes. Sobre a afiliação: obrigaaada *-* Olha, a foto tá aqui: http://i40.tinypic.com/345mnio.png Posso te colocar lá no meu blog também? Você manda o link? Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não sou fã de Caetano Veloso em específico, mas amo música brasileira das antigas, daquelas bem romanticonas, sabe? Hahaha Tipo Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Jamelão... Hahahaha Me chamam de louca, mas nada melhor do que uma música brega dessas pra afogar as mágoas :P
    Beijo beijo
    Bruna
    http://confesionesenpalabras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Tenho muitas amigas que amam Caetano, eu gosto muito das músicas da Gadu e uma cantora que quase ninguém conhece, ela se chama Roberta Campos, tem músicas lindinhas *-*
    Ótimo post! *-*

    BeeijOs
    Gih
    http://deluxemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá linda, ameii teu blog e adorei a postagem *.* .
    Há já estou seguindo teu blog se pouder segue o meu de volta , pois quero alcançar minha meta de 200 seguidores por isso conto com tua ajuda!

    Beijos e fica com deus ;*

    party-fucking.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bom? Então, é a minha primeira visita aqui no seu e poxa, estou adorando! Estou seguindo e voltarei mais vezes!

    Também tenho um blog, passa por lá? Te deixo o link dele:
    http://25conto.blogspot.com/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Não tenho costume de ouvir as musicas do Caetano Veloso (apesar de achar a letra linda). Mas sempre quando acho uma, ouço até o final...HAHA. Mas não o estilo dele não é o meu preferido.
    Bjos
    http://jayfereguetti.blogspot.com
    @jayfereguetti

    ResponderExcluir
  12. É porquê você não tem o costume de ouvir Djavan... Mas não as músicas que a rádio "escolhe" tocar. Falo das canções que ficam nas entrelinhas, que se perderam no tempo ou foram esquecidas pela mídia.
    Texto, contexto, reflexão, sentimento... Sou suspeito pra falar de Djavan. Sou mesmo um especialista nesse assunto.
    Beijo!

    ResponderExcluir