Sobre sonhos e pesadelos


Sabe quando se tem sempre um sonho muito repetitivo? Dizem que (não me pergunte 'quem diz' porque eu só lembro dos fatos, pois meu cérebro é como uma grande enciclopédia cheia de páginas faltando; e na maior parte das vezes as páginas que faltam são as da bibliografia) isso ocorre porque nosso subconsciente está tentando nos passar uma mensagem que ele considera importante.

Ok. O fato é que há 3 sonhos que tenho frequentemente há alguns anos, mas irei me concentrar apenas em um deles porque descobri que há mais pessoas (oi, Mari!) que têm sonhado a mesma coisa que eu. E o tal do sonho repetitivo é com a Samara Morgan de 'O Chamado'.

Aytlt5ncmaa2f-h_large

O que nos leva a sonhar com uma criatura dessas? Será o medo que o filme causa (gente, na boa, eu ri durante o filme todo) ou a feiura da monstrinha saindo da TV? Seja lá o que for, o fato é que esse sonho me acompanha há anos. Assim como o da menina do Exorcista se retorcendo na cama e vomitando ratos (?) em cima de mim. Well, eu tenho uma teoria pra isso. (lembrando que não sou psicóloga nem nada e não entendo nada do universo mágico dos sonhos. Estou apenas falando de metida mesmo.)

Acho que sonho frequentemente por isso porque sou atormentada por meus demônios internos. Ambas são personagens femininas, duas menininhas que se tornaram em monstros após algo que ocorreu de muito forte em suas vidas (no caso da Samara, o poço, de onde foi jogada pela madrasta (?) má; no caso da Reagan, o amuleto encontrado no deserto que continha a maldição de um demônio que tomou seu corpo). E não é novidade pra ninguém que lê meus textos há um tempo que eu sou cheia de traumas. E vivo me contendo para não liberar esses "demônios" internos e não me transformar naquilo que mais detesto.

Há um livro (Jesus, o maior psicólogo que já existiu) que contém a seguinte frase: odiamos nos outros o que não conseguimos suportar em nós mesmos. E se adaptarmos essa mesma linha de pensamento para o mundo dos sonhos? Bem, então sonhamos com aquilo que está preso em nosso subconsciente mas que não pomos para fora ou porque dói demais, ou porque assusta ou porque é um trauma muito forte para ser exteriorizado abertamente, então durante o sono o subconsciente transforma esse trauma, esse medo em pesadelos para que possamos lidar com isso de certa forma sem que tenhamos de mostrar aos outros, e ele usa exemplos conhecidos (no caso, as meninas frágeis que se transformam em coisas demoníacas nos filmes) para que não entremos em surto por nos vermos em tais condições.

É claro que estou apenas divagando aqui, e bem, essa teoria se aplica a mim. Não quer dizer que seja assim com a Mari (ou com mais pessoas que já vi por aí com esse mesmo tipo de sonho), porque cada indivíduo é diferente e passa por coisas diferentes, e cada mente reage de uma forma. Mas eu realmente acredito que esse seja o caminho para a compreensão de nossos medos: lidamos com eles de forma subjetiva e na figura de seres que talvez se aproximem de nós por uma característica ou outra, para que não enlouqueçamos ao contemplarmos claramente o que isso significa, ou seja, que somos nós que estamos internamente em um poço e que aquele poço transformou uma menininha frágil em um ser demoníaco.

É melhor eu parar por aí antes que eu enlouqueça as poucas pessoas que leem esse blog. See ya. 

20 comentários

  1. Acredito que nossos sonhos além de nos mandar mensagens, muitas vezes podem vir para nos alertar. Eu costumava ter um sonho que se repetia sempre quando eu era criança e um pouco na adolescência, hoje em dia nunca mais tive (oque foi um alivio, pois sempre tive medo), era com uma igreja e chuva...

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  2. Aii que medo quase caí pra trás quando vi a foto kkkk
    Eu tenho pesadelos quando não rezo à noite kkk mas algumas vezes acho que realmente parece que "adivinhamos". Sonhamos com uma coisa e realmente acontece.
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ultimamente não ando sonhando muito, mas adorei o post,viu? Eu tenho medo de alguns sonhos, então, fiquei com medo dos post, eu acredito que sonhos nos passam mensagens e coisas assim, mãs, prefiro não acreditar, para depois não ficar com medo de dormir KKKKKKKKKKKKK u.u :3
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. É bem diferente e aborda um assunto que me intriga bastante. O sonho, ah, o sonho, é algo que ainda pretendo desvendar. Comecei a faculdade de psicologia agora e apesar de ler pouco, já li algo do tipo que escreveu e seus pensamentos tem bases teóricas sim. De acordo, com alguns psicólogos o subconsciente realiza no sonho, algo que não pode realizar na 'vida real'. E isso é louquíssimo, pelo menos pra mim, rs. Se eu tiver a oportunidade, desde que entrei no curso, quis ter o sonho como fundamento do meu Tcc e caso isso aconteça, volto aqui e lhe falo sobre as pesquisas.
    A sua excentricidade me encanta.

    ResponderExcluir
  5. Acho sim que nossos sonhos escondem muitos dos nossos medos e no fundo agradeço todos os dias por poder mantê-los e tê-los em segredo. Me sinto menos vulnerável guardando meus demônios só pra mim!
    Beijos,
    santaironia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Poxa, amei o post. O jeito como você explica é realmente incrível (poderia até ser psicóloga, haha). Eu nunca tive sonhos assim com personagens de terror (só quando era menor que sonhei com a bruxa da Branca de Neve, eheuheuehu) sempre sonhos com coisas confusas, coisas inexistentes. Acho que isso quer dizer alguma coisa né? Enfim, meu cérebro é muito confuso. Beijos ;*

    Garota de All Star

    ResponderExcluir
  7. Séra por que a samara foi rejeitada pelos pais? enfim tenho medo de zumbi e quando tenho esse pesadelo que se repete, passo o resto do dia meio que dormindo acordada.

    Enfim,vc é linda.
    beijo

    ResponderExcluir
  8. Será? Fico imaginando se esses não são os seus medos tomando forma e ganhando espaço nos seus sonhos - claro, através de personagens assustadores, como a Samara.

    O engraçado é que pra mim, é raro sonhar com o mesmo tema, a mesma pessoa,etc. Deve,realmente, ser a algo que está te atormentando.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, assim, tudo que você disse aí eu já passei ! É incrível como eu tinha medo desses seres, até hoje a foto me assusta um pouco, mas como você disse, esse medo não tem muita lógica, é algo que está preso em nós mesmos e lutamos contra isso o tempo todo! Amei seu post! Beijão, www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  10. Muito legal essa sua interpretação. Eu tenho um sonho que se repete muito, nele eu estou presa dentro de casa e tem uma onça rodeando a casa, para não me deixar sair, nunca entendi esse sonho.
    Ah, quando eu não estava falando com um amigo meu pq nós tinhamos brigado eu sonhava quase todo dia que nós voltavamos a nos falar, so que sempre eram situações diferente, cada sonho acontecia de um jeito e em um lugar diferente, mas acho que todos eram para denunciar minha vontade de voltar a falar com ele, agora nós não estamos mais brigados.

    Visita? http://worldccpm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O post e bem legal rs, meus sonhos e so Jesus na causa, são muito confusos

    http://www.perfeitinhablog.com/

    ResponderExcluir
  12. Nunca tive sonhos que sempre se repetem. Ou caso eu tenha, não me lembro deles. Mas creio que nossos sonhos servem para nos transmitir mensagens. Muitas vezes o nosso subconsciente entende as coisas e nosso consciente não. Creio que essa é a forma de fazer com que o nosso consciente veja o que está bem a nossa frente.
    Saudades do seu blog. Faz muito tempo que não dou uma passada por aqui. É a falta de tempo, misturada com a minha preguiça.
    Ah, e como sempre o Wink tá lindo.

    http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, o blog está muito lindo! *-*



    http://fugindodarotina.com/

    ResponderExcluir
  14. Ta lindo seu blog amor, quando eu era pequena meus sonhos eram sempre os mesmos, sempre tive amigos imaginarios talvez porque eles me entendesem mais isso faz tempo.

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca sonhei e nem tive pesadelos com a Samara, mas eu acredito que o que leve a sonhar com esses seres horriveis são os pensamentos que você teve no dia ou se você pensou muito sobre o filme.
    http://i-teenbr.net.tc

    ResponderExcluir
  16. Os sonhos são um portal que nos leva à experiências que nossa mente imagina. A televisão ajuda a propagar as vezes os sonhos...

    ResponderExcluir
  17. sonjo desgraçado/LAZARENTO FDP/11!!!!!

    ResponderExcluir
  18. eu Sempre sonho sonhos repetidos !e eles me dizem mt coisa e alguns se realizao mts vezes e sonhei com essa samara tbm

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho sonhado muito com a Samara,nossa,e todos os sonhos ela aparece da mesma forma,quando eu vou olhar pela janela (no sonho) eu vejo no final da rua,dai entro pra casa em desespero e logo depois escuto umas batidas super fortes na porta! É horrível

    ResponderExcluir