Julgando pela capa

Quantas vezes nós nos deparamos com um livro que possui uma capa "feinha" e concluímos que a história também deve ser assim? Bem, comigo isso acontecia frequentemente, confesso. Até que eu aprendi que um livro realmente não se julga pela capa (assim como um blog não se julga pelo layout, mas enfim). Então eu vi esse meme lá no blog da Jeniffer e decidi surrupiá-lo devidamente (até porque como eu não faria um meme que envolve livros? Impossível).
Regras:
- Colocar o banner 
- Indicar 5 blogs
- Responder aos tópicos

Um livro que você já leu só por causa da capa. 
Me arrisco a dizer que A fada que tinha ideias foi o primeiro livro "grande" que realmente li. Eu tinha em torno de 7 anos e me apaixonei por essa capa, e também já conhecia um trecho da história de Clara Luz - a fada que não queria aprender do livro das fadas - através de um dos livros de português do meu irmão mais novo. Sim, eu sempre li, desde pequena. E quando fui pra escola a primeira coisa que fiz foi me enfiar na biblioteca. "Um lugar onde você pode ler tudo o que quiser..." - eu dizia. Enfim. Quem ainda não leu esse livro deveria lê-lo. Apesar de ser infantil, é uma leitura recomendada a todos e que realmente mexe com a mente de qualquer pessoa. Aliás, foi a partir desse livro que eu tomei realmente gosto pela leitura e pela escrita. 


Um tipo de livro que você não lê por causa da capa.
 Livros com capas de filmes. Nada contra Orgulho e Preconceito - que é incrivelmente belo, delicado e sarcástico, por sinal, um dos meus preferidos, tanto em livro quanto em filme - mas eu prefiro capas de livros que não façam referência aos filmes, pois livros são livros e filmes são filmes, obviamente. Não deveriam ser tão diretamente relacionados. Claro que há exceções, mas eu costumo preferir livros com capas mais artísticas e menos "hollywoodianas". Até porque eu gosto de imaginar as personagens, e não de ter um rosto vindo à mente quando leio o livro. O que fizeram - por exemplo - em O Retrato de Dorian Gray é terrível. O filme nada tem a ver com o livro, e parece que após o filme lançaram algumas edições do livro com Ben Barnes na capa, que é totalmente o oposto de como Wilde descreveu Dorian no livro.

Um livro que você relutou em ler por causa da capa, mas gostou.
Desde pequena observava esse livro na estante de livros de meu irmão n° 3, e ele sempre me chamou atenção tanto pelo título quanto pelo fato de ter sido escrito por uma mulher. Mas a capa sempre me dava "agonia", pois - pra começar - eu não gosto da cor marrom. E também ela - a capa - passa um certo ar de "monotonia", coisa que para uma garota de 9 anos (na época) não era nada atrativa. Aí um dia eu resolvi pegar da estante e ler. O resultado? Muitas lágrimas, risos e personagens que me fizeram pensar e repensar mais ainda nas coisas. Que me fizeram desejar ter um Heathcliff só meu. E que fez com que eu me enxergasse em Cathy Earshaw de maneira estranhamente assustadora. O morro dos ventos uivantes é, de longe, meu livro preferido. E eu jurei nunca mais julgar um livro por sua capa. A edição que fizeram com a capa mencionando Crepúsculo também havia me desanimado bastante, por sinal.
"Meu amor por Heathcliff é como as rochas eternas que nos sustentam: talvez não sejam agradáveis, mas são necessárias. Nelly, eu sou Heathcliff!"
Um livro que te decepcionou, mas você gosta da capa.
 Eu não detesto Crepúsculo. Mas logo que vi essa capa, imaginei uma história mais sombria, mais envolvente, mais misteriosa, mais... Enfim. O livro me decepcionou em todos os pontos possíveis. É fraco demais. Sim, eu sei que a maior parte das pessoas gosta de Crepúsculo, mas eu acho simplesmente insosso. E esse é um dos raros casos em que considero o filme melhor do que o livro (apesar de não gostar dos filmes também). Se não me engano, li os quatro livros em cerca de uma semana. Mas para mim ele nunca poderá ser considerado um clássico da literatura moderna, como alguns dizem, e nem mesmo um romance, pois eu considero o que há em Crepúsculo muito mais coisa de uma adolescente depressiva e um vampiro (?) obsessivo do que amor. Amor é outra coisa. (sim, podem me apedrejar agora, estou pronta) Mas a capa é realmente muito bonita. Para quem quiser ler uma crítica excelente do livro, leia-a no blog da Del.

Suas 5 capas de livros favoritas. 

Não vou indicar pra ninguém porque eu estou com preguiça eu acabaria deixando várias pessoas de fora, então quem quiser fazer sinta-se a vontade. Mas caso alguém faça, mande o link depois pra eu ver, ok? 

18 comentários

  1. Água para Elefantes é com certeza uma das minhas capas favoritas. Eu sou apaixonada por livros de couro e com letras em dourado como essa edição de O Morro dos Ventos Uivantes, sem falar que esse é um dos melhores livros que já li. Sou bem chata com capas de livros. Odeio quando tem fotografia de pessoas, como a capa de Estilhaça-Me, mas não consigo imaginar O Caçador de Pipas com outra capa. Acho mais legal quando elas são mais simples, como a de Comer Rezar e Amar e a de os 13 Porquês.
    Adorei esse meme, fiquei com vontade de fazer!

    ResponderExcluir
  2. Também não gosto de livros com capas de filmes, e nem com rostos/fotos de pessoas.
    Na verdade, qualquer livro que tenha uma "cara" eu já torço o nariz e não leio, não leio, não leio. Nem que me paguem o livro, nem que me paguem PRA ler. -.- Livro com "cara" na capa virou sinônimo de Young Adult nojentinho, acho indigno.
    Porém³ acho Memórias de uma Gueixa um dos livros com a capa mais linda que eu já encontrei nas livrarias. Apesar de ter uma "cara" na capa. XD

    E eu não gosto da capa de Crepúsculo, haha. Acho que ela tem cara de montagem de iniciante no photoshop, que pega um .psd no deviantart e mete um fundo preto. XD Mas acho que combina completamente com a história boring do livro, a capa é quase um aviso de: não compre, não leia, fuja e não olhe para trás.

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acho super linda a capa de Crepúsculo, mas o livro é realmente decepcionante. Amo Comer, rezar, amar:)
    Beiijos*-*
    http://cartasp-voce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber que não sou a única que não gosta de livro com capa de filme, até estou escrevendo um post sobre isso hahah. Alguns livros eu enrolo para comprar exatamente por isso, acho broxante aquela capa com personagens do filme (que geralmente não tem nada a ver com os do livro).
    Também li os 4 livros de Crepúsculo em mais ou menos 1 semana hahah e acho as capas bonitas, mas não sou fã. Não tenho nada contra, mas sei lá, acho que super valorizaram demais.
    Eu amo a capa de A menina que roubava livros, é um dos livros que mais gostei de ler. Esse Água para elefantes é muito bonita também, pena que mudaram e eu não comprei a antiga =(

    ResponderExcluir
  5. Também não gosto de livros com capas de filmes (dá até um desânimo de ler), porém quando se trata de Água para Elefantes eu prefiro a capa do filme. Também amo a capa de Comer, Rezar e Amar.

    ResponderExcluir
  6. AHH, eu nunca ouvi falar de A fada que tinha ideias, mas pelo nome já achei interessante. Livros com capa de filme eu até gosto sabe, ainda consigo imaginar os personagens mesmo assim, quando li Um dia(o meu veio com a capa do filme), ainda consegui imaginar os personagens do meu jeito. Eu soube da existência de O morro dos ventos uivantes por Crepúsculo, sim, sou poser. rs E só vim poder ler final do ano passado. Claro que amei, chorei, tive pesadelos(tanto que passei dois dias sem voltar a ler o livro, mexeu mesmo comigo), enfim, amei o livro. Crepúsculo eu li no auge, era mais nova(não tanto assim), mas amei a saga, ainda gosto, não considero livro de vampiros, isso sim, mas romance juvenil com certeza. rs
    Amei suas capas preferidas *_* A de Água para elefantes é linda, a de Memórias de uma Gueixa idem, são dois livros que quero muito ler *_*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse meme é ótimo mesmo! E também detesto que coloquem o cartaz do filme na capa do livro, que coisa de mal gosto! >.<


    Beijos

    ResponderExcluir
  8. AAh, eu adoro o morro dos ventos uivantes, mas essa capa realmente! hahaha um horror. o que eu li tinha uma capa preta, com as letras cinza e uma flor vermelha (eu acho, tinha alguma coisa vermelha). é uma capa bonita.

    também amo a capa da menina que roubava livros e de memórias de uma gueixa '-'

    *pensando mesmo em fazer esse meme*

    :**

    ResponderExcluir
  9. Aliás, a capa que falei é essa do link que vc colocou. a flor é branca, BRANCA, gente! hahahahahaha ><

    ResponderExcluir
  10. Alguns desses livros eu já conhecia, outros não. É incrível como a capa nos influência. Eu acho que eu ver aquele livro com aquela capa marron dá um receio. Sobre ser do filme não tenho nada contra. Essa capa de COMER REZAR AMAR, é linda.. eu tenho a do filme mas foi um livro que eu não gostei. Acho linda a Capa da menina que roubava livros e quero ler ele, em breve.

    Mia, teu layout tá lindo, gostei.
    Sobre teus comentários lá no blog, pode deixar que assim que eu for no Sul, vou te visitar. Quero passar um dia com você e suas loucuras. A carta, bem que imaginei você escrevendo aquilo "caramba moleque". E se eu disser que o moleque respondeu a carta? Ja ta la a respostas.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não li nenhum dos livros de sua lista, mas preciso concordar com suas opiniões a respeito das capas. Livro com capa de atores não dá. Quando li Morte e Vida de Chralie St. Cloud, o personagem principal ficou com a cara do menino que interpreta o Troy Bolton em High School Musical (esqueci o nome dele). Isso não é legal. Comecei a ler O Morro dos Ventos Uivantes e nunca terminei. Emprestei meu livro para minha sobrinha e ela sempre esquece de me devolver. Ela leu e gostou muito. Mas a capa é realmente desanimadora, também não gosto de marrom. Tenho muita vontade de ler Orgulho e Preconceito. A capa de Água para Elefantes é mesmo lindo. E gosto das capas da série Crepúsculo. Apenas das capas. Comecei a ler o primeiro livro e não gostei. E sendo pottermaníaco, é claro que nem preciso dizer que acho linda as capas da edições brasileiras. Acho que a ilustradora é americana. I don't know.

    ResponderExcluir
  12. Já julguei muito pela capa também e claro me arrependi muitas vezes. Tem muitos livros por aí que me deixam com os olhos brilhando pelo conteúdo e pela capa, mas tem outros que ninguém salva. Erramos em julgar? Sim, erramos. Porém nunca nada irá nos agradar e estaremos sempre julgando. rsrs

    Beijos Mia. :*

    ResponderExcluir
  13. Ah, livros e mais livros <3
    Nunca li nenhum dos mostrados, apesar de adorar a leitura! Porém, não sou de ler milhares de livros por ano.
    Eu julgo pela capa até hoje, digo e assumo mas estou melhorando neste aspecto. Mas a capa de um livro é o que desperta a atenção do leitor e é muito importante esse aspecto (:

    http://www.world-cutest.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Crepúsculo! HAHAHAH Comprei essa bosta por causa da capa. Olha, nunca mais. Foi através dele que aprendi essa hsitória do pré-julgamento. A Menina que Roubava Livros e Água para Elefantes são meus bebês! Indiscutíveis! Adorei o meme, acho que vou participar :)

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Realmente... Capas fazendo referência ao filme não são nada legais. Eu comprei "A menina que roubava livros" só por gostar da capa, dei sorte!
    Já leu "O caso dos dez negrinhos"? É super intrigante, mas a capa(antiga) é terrível!

    ResponderExcluir
  17. Que meme bacana!
    Eu geralmente me apaixono fácil por algumas capas de livros.
    Meu sonho é terminar de ler o morro dos ventos uivantes rsrs.
    outro sonho é ler alguma obra da Jane Austen que ainda não tive a oportunidade. Também não gosto de capa de livro ser igual a de filme. Acho desnecessário e quebra o encanto.
    As capas que mais gosto é dos livros da saga Hush Hush, a menina que roubava livros, memórias de uma gueixa *-* e outros

    ResponderExcluir
  18. *sei que esse não é o post mais atual, mas, meo, não resisti*

    Vi ali o livro da Clara Luz e meudeus, quantas lembranças! rs Foi um dos primeiros que li também e foi por causa da capa, que é uma fofura só!

    Não poderia concordar mais com você qdo diz que não cosnidera Crepúsculo uma história de amor. Até escrevi sobre o que é amor pra mim no meu ultimo post... Maaaaas, eu até que gostei do 1º e do 2º livro dessa saga.

    beijos!

    ResponderExcluir