A verdade nua e crua

Sou viciada em verdade. Nasci sem o gene da autoanálise pra me indicar qual é a hora de fechar a boca e omitir alguma coisa - ou, no caso, mentir descaradamente sobre ela. Detesto mentiras, mas é fato que de vez em quando elas ajudam, e muito. É como Ailin Aleixo escreveu:
Mentira é um estrondoso tiro de fuzil. Honestidade absoluta, uma lenta intoxicação por chumbo. Mas ambas matam. 
Ela não poderia estar mais certa a respeito disso.
Eu ferro com tudo à minha volta desde que me conheço por gente apenas por causa dessa mania de verdade. Quer dizer, meus pais são gratos por eu ser totalmente honesta com eles - não que eu nunca tenha mentido, ou omitido, na verdade, mas enfim, isso é realmente raro de acontecer - porém, assim como isso é bom de um lado, me prejudica de outro. Que o diga meu caranguejo dramático.

Sim, ele é um drama só. E eu sei disso e estou bem com isso, mesmo. Meu jeito "tanto faz como tanto fez" lida bem com a melancolia dele e os ataques de "eu não sirvo pra nada, é melhor me suicidar". Eu lido bem com isso, mas ele não lida. Então, quando ele pergunta se eu já pensei em terminar com ele e eu respondo calmamente que sim, a coisa começa a desengrenar.

Mas caramba, sejamos honestos aqui: quem é que nunca pensou em terminar com alguém, mesmo que tenham se casado depois ou que tenham um relacionamento longo e bonito, quem nunca pensou em acabar com tudo e viver apenas para si mesmo? Isso é normal. Não faço ideia do porquê as pessoas ficam tão chocadas por eu falar disso com naturalidade, sendo que isso é natural. O ser humano é egoísta por natureza e quando a situação fica tensa um dos primeiros pensamentos que vêm à mente é: e se eu terminar tudo e fazer outra coisa com a minha vida, será que não seria melhor?

Sim, mentiras matam e eu acredito nisso. Sinceridade também mata. E se tudo mata, pra quê ficar de mimimi por aí? Vamos apenas celebrar a droga da vida que temos agora, e as pessoas que aprendam a lidar com a verdade ou que se escondam em mentiras. Quer dizer, é claro que é legal aprendermos a lidar com algumas coisas também. Mas se tudo choca, magoa, ofende - não importando se é verdade ou mentira - então vamos apenas parar de hipocrisia e aceitar o fato de que o problema não é a mentira ou a verdade, o problema é que a pessoa não está preparada para um relacionamento.

Deveria existir uma cláusula num contrato de relacionamento (de qualquer tipo de relacionamento) que dissesse o seguinte: "eu, _______, atesto que estou completamente ciente de que _______ é uma pessoa que pode tanto mentir quanto falar a verdade nua e crua assim como qualquer outra pessoa, portanto prometo que agirei racionalmente e não darei chiliques histéricos por ouvir uma verdade (talvez se for uma mentira eu dê, dependendo do grau da história), até porque eu não sou perfeito e vivo escondendo coisas da minha namorada."

Simples assim. Eu ficaria mais contente, ele também e todos poderíamos fazer uma grande festa na qual só tocasse Mika, Freddie, Barbra, entre outras divas do reduto.
Pessoal, nem tentem entender nada, porque eu estou com uma febre altíssima e tendo delírios com elefantes cor-de-rosa e duendes na minha janela conversando comigo (sério, e o Mika está aqui também, acompanhado do Freddie dos anos 70 conversando sobre como eu tenho jogado meu potencial fora), portanto devo ter escrito algo sem sentido. Porém não estou a fim de revisar. Preciso de outra dose de remédio. Bye. 
Tumblr_m3nzkatwf01rs8x8xo1_500_large
(imagem daqui) 

14 comentários

  1. adorei:) existe um filme com esse título(muito louco por sinal) que fala sobre esse assunto tbm. gostei muito do texto.

    ResponderExcluir
  2. @Liliane Aurelino ah sim, eu gosto muito desse filme. Aliás, o nome do texto foi inspirado nele. haha

    ResponderExcluir
  3. Eu queria ser mais sincera as vezes, hahahahahaha, admiro muito quem tem essa condição, mas voces devem sofrer muito com isso tambem... Sei lá >< Eu ja pensei sim muitas vezes e terminar com o meu ex e acabei terminando porque era a melhor alternativa pra mim... E eu gosto de ser egoísta, me impede de cometer loucuras maiores.
    Mas melhoras Mia!

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu também sou assim, viciada em verdade. Mas não é desde sempre. É porque já menti demais, pela falta de vontade de explicar minhas verdades para os outros (preguiça existencial) - sabe aquela coisa de balançar a cabeça e sorrir? Então.

    Mas hoje em dia eu prefiro causar minhas catástrofes com verdades as invés de mentiras - porque como você mesma disse os dois lados da moeda ofendem, então ao menos posso ser verdadeira. rs

    Mas acredito que nem todos estão preparados pra lidar com isso. As pessoas dizem tanto que querem conhecer a outra por completo e quando ouvem alguma coisa que não concordam já torcem o nariz. rs

    Bem, é isso... Gostei muito do texto!
    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olha, quem é que NUNCA pensou em terminar um relacionamento? Estou namorando há um ano e sete meses e já pensei várias vezes. Nunca menti para o meu namorado, ele sabe de várias coisas que já aprontei e o nosso relacionamento é um jogo completamente aberto. Tem que ser mesmo, principalmente quando eu pego qualquer um na mentira - sério, sou muito boa em detectar mentiras por ai. Gosto de sinceridade, mas mentiras fazem parte do mundo e são muitas vezes necessárias. Como diz o meu amado Dr. House:'mentiras são como crianças, apesar de inconvenientes, o mundo precisa delas.'
    Também estou meio doente Mia só que no meu caso é insônia, estou a dias dormindo mal ou nem dormindo, nem lembro do que falo. É por isso que a atualização do SG tá meio demorada, tô postando coisas que já escrevi. Mas melhoras menina. Beeeijos :)

    ResponderExcluir
  6. Eu também sou assim, viciado em verdade.
    Gostei muito do texto!
    http://construtordepensamentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. A verdade. Sempre. A mentira, às vezes.

    ResponderExcluir
  8. Oh Gosh, eu entendo, por que ficar de mimimi mesmo quando a verdade é o melhor a se fazer?! Muitas pessoas ficam chocadas com as verdades que minha grandma fala, mas eu entendo ela e hoje condeno quem se choca ou se fica ofendida por aí. Sério, se mentira mata, verdade mata, sejamos honestos, falamos o que temos que falar e vamos agir racionalmente com isso, não com hipocrisia, que é como muita gente age.

    Enfim, que a sua febre passe logo D: haus'

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  9. Eu te entendo completamente e queria poder falar a verdade toda hora. Mas não consigo. Não sei por quê, acho que às vezes tenho medo do que as pessoas vão pensar ou algo do tipo e quando percebo falei uma coisa completamente inexa com a realidade.
    Beijos ♥

    Garota de All Star

    ResponderExcluir
  10. Eu tive um namoro de cinco anos e um dia ele me contou uma verdade dessas que a gente prefere morrer a ouvir. Que dói de um jeito que o mundo pára e você fica ali só existindo por dias, semanas, meses. Mas a gente superou isso, ficou ainda mais 3 anos juntos. Acabou porque um dia ele confessou que se soubesse que alguma verdade iria doer, não iria me contar e pronto. Sou dessas que não consegue viver assim, prefiro ouvir a verdade uma vez e morrer de dor por meses, do que ficar todo o dia desconfiando que existe alguma mentira ali.

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo contigo em partes, Mia. Mas prefiro omitir algumas coisas se elas são irrelevantes e mesmo assim, causarão muitas dúvidas inúteis. Eu não acho, sinceramente, que uma pessoa conhece a outra por completo... Nós todos temos segredos que não queremos que ninguém saiba. Melhoras, querida, tudo de bom, estava com saudades daqui. :)

    ResponderExcluir
  12. Um tapa na cara da sociedade este teu texto. HAHA
    Antes eu era bem mais dramática com relação à verdades.
    Hoje eu consigo lidar melhor com isso, principalmente em relacionamentos. Gostei muito do teu texto. Acho que evoluirei mais ainda depois dele.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Mia sempre arrasando a cada novo texto, hein? Vontade de imprimí-lo e sair distribuindo para todo mundo poder refletir sobre o assunto (;

    ResponderExcluir
  14. Seus textos são ótimos, sabia? São tão leves e dotados de um significado tão interessante que faz com que o leitor mergulhe mesmo no seu ponto de vista ;3 lembrei muito do filme com o mesmo nome, é um dos meus preferidos ;x parabéns pelo post, colega ;3

    mrmustache.com.br

    ResponderExcluir