Sobre colheres e garfos

Todo mundo já desejou ser gente grande quando era pequeno - ou mesmo depois de "grande" e após vários fracassos por conta de inexperiência. Eu não sou uma exceção a isso - se bem que já passei pela fase da síndrome do Peter Pan, mas isso foi há muito tempo - e também desejava ser grande para - adivinhem! - poder usar batom vermelho e cabelos compridos e cacheados (tudo culpa de muita novela mexicana, senhores).
Bem, eu cresci. Não que eu me ache lá muito grande - até porque quem me vê não acredita que eu tenho mais do que quinze anos, apesar de que, tecnicamente, eu deveria completar dezenove em Novembro, não fosse o médico idiota que se recusou a fazer o parto e fez com que eu nascesse de 11 meses, em Janeiro - mas meus cachos castanhos-claros realizaram meu sonho de infância, assim como a boca vermelha, tão desejada quando tinha cinco aninhos e usava trancinhas.

A questão, senhores - além do jejum forçado de 12 horas para fazer o tal do exame de umbigo, o que me faz ficar divagando sobre minha vida com muito sal e pimenta apenas para não pensar em comer o chocolate que a mãe colocou na geladeira - é que meus amigos reclamam que eu pareço uma criança. O porquê disso? Entre muitas coisas "fofas" da lista, há o seguinte: eu como de colher.

Sim, vocês leram direito. Me recuso terminantemente a usar garfo para comer - com exceção de carnes, é claro; se bem que não uso garfo pra comer guisado, peixe ou galinha, apenas carne vermelha mesmo. Por que eu faço isso? Simples: por que eu usaria um objeto cheio de lacunas e que deixa 40% da comida cair se eu posso simplesmente dizer "que se dane" pra o povo que me olha esquisito e usar uma colher, que é simplesmente a melhor invenção ligada à gastronomia que o ser humano já inventou?

Lembro que, quando eu tinha uns seis anos, li uma historinha em um gibi do Chico Bento em que o Hiro (o japa da turma) levou o Chico pra almoçar em sua casa. Chegando lá o Chico tentou comer com aqueles "pauzinhos" e obviamente não conseguiu. Depois ele tentou comer com um garfo, para parecer um menino "grande", mas também derramou tudo. Aí ele disse um "que se dane" e foi comer com colher. Claro que zombaram dele, mas a questão é: pra quê provar pra os outros que você cresceu se obviamente é mais fácil fazer as coisas de outro jeito? Talvez não seja um jeito lá muito sofisticado ou aceito na conduta social, mas caramba, qual é o problema em comer de colher? Eu gosto, aprovo e recomendo a todos.

Acho válida toda essa coisa de deixar alguns hábitos infantis para ser mais "adulto", só que também acho ridículo ver o pessoal de 14, 15 anos esculachando os outros porque gostam de se divertir, ou admitem assistir desenhos, comer de colher, cantarolar em qualquer lugar, apenas porque são "adolescentes crescidos que não se misturam com pirralhos". Façam-me um favor e deixem de ser idiotas! A graça da vida é tirar sarro dela e de si mesmo. Demorei pra aprender isso (thanks Mike, você conseguiu me ensinar alguma coisa afinal de contas) mas posso dizer: ser considerada criança nunca foi tão divertido.
Porque ser um pouco como a Jess Day é o que dá graça à vida. 

24 comentários

  1. Tem coisas que são muito mais divertidas quando a gente é criança, comer por exemplo. Eu como de garfo, mas lembro de que quando eu era menor, odiava garfos! Acho que só parei porque sou preguiçosa demais para cortar as carnes usando a colher, fica muito mais difícil, sabe.

    ResponderExcluir
  2. Você não é a unica, meu pai ( no auge dos seus 50 anos) come de colher, não importa em que lugar, seja em casa ou em restaurantes, lá está meu velho procurando uma colher. Confesso que ás vezes é vergonhoso, meu pai não é lá muito discreto, mas com o tempo a gente acostuma. haha

    Beijos,
    santaironia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Poxa, acho que é idiotice alguém ficar encanando com os outros por causa dessa questão. Eu uso garfo mesmo e "ajudo" com a faca, sei lá, não consigo comer com colher, hehe. Mas se você come com colher significa que você tem mais facilidade com isso, não é criancice, eu te entendo.

    Garota de All Star

    ResponderExcluir
  4. - Sinceramente? Acho ótimo isso! Você sabia que eu não sei comer com a colher? Pois é... Mal sopa. Só sei comer de garfo. E a minha irmã não sabe comer com garfo e faca. =) Então... isso é normal. Não liguem pro que falam de você !
    Beijos:*

    ResponderExcluir
  5. eu como de colher o// haha' E realmente, é a melhor coisa ligada a gastronomia que o ser humano inventou. :D'
    Beijo


    Pelos Dezoito
    @maaryale

    ResponderExcluir
  6. Eu como arroz e feijão de colher porque pra mim não faz sentido comer algo com caldo³ usando garfo. :B Enquanto todo mundo fica se matando pra equilibrar arroz, feijão e ainda tentar segurar um pouco do caldo no garfo eu to lá feliz comendo numa boa, sem stress. <3

    Mas enfim, eu não como de colher (a não ser arroz e feijão, e sopa) mas entendo o teu ponto por ser criticada por vários outros hábitos "infantis". O maior exemplo na minha vida é a droga do tênis, que não importa o quanto insistam eu não³ troco por sapato/sapatilha/slipper/melissa de 200 reais/ seja lá o que for. Não troco, acho qualquer outro tipo de calçado desconfortável, até chinelo.
    Aí eu não entendo como usar um salto vai me fazer ser mais profissional em algum lugar. No máximo eu vou me sentir deslocada e estranha, e desconfortável ao cubo e principalmente: velha³.
    Acho que a nossa maturidade depende de como a gente lida com os problemas, com as responsabilidades, frustrações e etc. Se você sai correndo pra barra da saia da mãe cada vez que encontra um probleminha, não é comer de garfo que vai fazer você ser maduro.

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. MIA de colher? Eu não consigo comer de colher, tenho a maior dificuldade para comer sopa. 12 horas de jejum? Que loucura. Ah, tô assistindo Dexter tudo de novo, tenho sonhado muito com sangue, sinistro. HSDUIAHSUIAHSUHASI'
    Beeeijos :)

    ResponderExcluir
  8. Concordo (olha que novidade :p)
    Eu não como de colher porque não consigo .-. (só sopa e cereais, mas se eu quiser muito querer arroz de colher não consigo .-.-.-.-.-.)
    As minhas, hm, amigas me zoam porque eu assisto nickelodeon .-. O pior, é que as criaturas vêm aquelas novelhas (novelas+velhas, ou seja, novela de velha) dos primeiros quatro canais. Cara, elas têm 14/13 anos, e me zoam porque eu tenho 13 e assisto nickelodeon -_-! E porque eu não pinto as unhas. E porque eu não sei ser feminina. E mais um montão de coisas.
    Sei lá, eu nem sou infantil nem adulta, sou um meio termo mas não me sinto adolescente, então... sou eu :333
    É legal ser como se é, e se esse povo é como é (suponho), então para quê esculachar os outros por serem como são? ~le teoria~
    Adorei ~
    hm, kisssssssssssssssssssssssssssssssz ♥

    ResponderExcluir
  9. Eu quando criança sonhava em ser adulta, pra morar sozinha, sair a qualquer hora com os amigos e trabalhar. Sim, por que amava a ideia de trabalhar numa empresa multinacional como dona dela D: haus' Enfim, essa coisa de 'fazer coisas de adulto' por que tenho x de idade, é besteira mesmo, são seus pensamentos e atitudes em algumas situações que te fazem ser madura, não se você come com garfo e faca ou se usa salto alto --' Eu particularmente, fui acostumada a comer de garfo e faca, minha avó linda é a causadora disso, não consigo comer de colher direito, acho estranho :/ rs E todo paraense ama comer de colher, mas por conta d'eu ter sido criada por uma carioca(linda) eu sou assim. hehe'
    E eu sou meio criança na rua e com meus amigos também, tô nem aí, quero me divertir e se isso passa uma imagem de garota doida ou criançona, que se dane, como você disse. rs

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu sou o contrário, não consigo MESMO comer de colher. Na verdade, eu não consigo comer nem só de garfo, porque já virou necessidade eu ter a faca pra "encostar" a comida. No Natal fui num churrasco e só tinha garfo, juro que tive que pegar dois, um fazendo a função de faca. Sério KKKKKKKKKKK Aí ficou todo mundo me olhando tipo: WTF?
    Na verdade, eu sou muito esquisita pra muitas coisas. Acho que nunca vou conseguir fazer tudo como os outros fazem de um jeito normal. Pra você ter uma noção, eu ainda levo minha escova de dentes pra escola, e tenho que escovar o dente depois do lanche, senão tenho um troço. Acho que eu pareço "o jardim de infância em pessoa" na escola, porque além da escovinha ainda levo maçã e garrafinha de água. Coisa fofa -q

    Acho que é ridículo isso de ter coisas próprias pra cada idade. A maturidade está no cérebro, e não nas coisas que a gente faz.
    E se eu pudesse voltar atrás, eu diria a Carol de 12 anos pra aproveitar muito, porque aquela época não volta mais :(

    Beijo,
    muggle-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto do garfo, mas porque aprendi a lidar com ele... Se eu tivesse lido seu post antes, ah, se eu tivesse lido... MINHA MÃE NUNCA IRIA ME OBRIGAR, rs.
    Então, me chamam de infantil também, mas até me acostumei, sabe? Alguns gostos meus nunca mudaram, e vou dizer mais, não entendo essas pessoas que vivem postando em todas as redes sociais e em conversas na hora do lanche que sente falta de isso e daquilo se ainda há tempo pra aproveitar! Uso o exemplo do meu avô, 98 anos e desde os 15 coleciona selos de carta... Tem umas coisas que não precisamos mudar e se persistimos vira masoquismo!
    Ótimo texto e blog, acompanharei sempre...
    Beijos,
    http://minutosdetedio.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir
  12. Mia, eu era exatamente como você, amava comer de colher mas chegou uma hora que comer de garfo e faca virou um hábito qualquer como todos os outros. Por isso hoje eu só como de garfo e faca, até para comer coisas que não precisem disso. É costume, fazer o que né? hahaha. Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Com colher eu não consigo comer, a não ser que seja uma sopa, algo assim. Meu problema está em usar faca mesmo. Só se estiver fora de casa(inclua aqui casa da vó e da tia também). Mas, uma amiga minha come usando colher, me lembro de ter visto salada sendo comida assim, na época em que marmitávamos na escola!
    De colher ou de garfo e faca : o importante é comer :3

    Beijos!
    qualquerlink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Você não é a única. Tenho uma prima que é assim, como você: ela só come de colher, e nem liga. Acho que as pessoas te olham meio estranho quando você come de colher. MAIS SERÁ QUE NESTE PAÍS TUDO É DISCRIMINADO? KKKK' É ASSIM. (desculpe pelo caps) As pessoas julgam tudo que parece ser diferente do padrão social ! O melhor a fazer é não ligar , e ser você mesmo, afinal, nós somos donos dos nossos gostos e escolhas. Beijão, amei seu texto.

    spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  15. Nossa,nuca vi uma pessoa que se recusa a ursar garfos kkkkk super diferente!
    Flor,passa la?Gostaria muito de te ver no blog se gostar das postagens deixa um comentario!Preciso muito da sua opnião linda!!

    Beijos
    www.queridaprincessa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Tomo sorvete com garfo, porque vi um filme na sessão da tarde com o Richard Gere - ele se apaixonava pela filha de uma mulher que conhecera no passado, e essa mulher tomava sorvete com garfo.
    Eu também pareço muito nova para os vinte anos que carrego. Mas considero ótimo parecer ter quinze anos.
    Gostei do teu blog. E voltarei. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Olá linda, visitei o seu blog e resolvi fazer esse comentário pra me apresentar a você: sou Brenda Curty, dona do Sweet Insanity (www.brendacurty.blogpsot.com), não sei se conhece, mas caso não, queria lhe convidar a visitar meu blog, falo sobre o que acontecesse no nosso cotidiano, no Mundo e no Universo até, divulgo materiais para edição, músicas, horoscopos, entre outros. Estive com meu blog desativado durante bastante tempo, e perdi uma parte dos meus leitores, agora estou indo atras de novos e os antigos também, espero que visite meu blog, e goste. Seja bem vinda ao meu Mundo.
    Att, Brenda Curty.

    www.brendacurty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, deve ser super difícil comer tudo (menos carne) de colher! Acho que eu não conseguiria. Mas você está certíssima, cada um tem que fazer as coisas do seu jeitinho. Por mais que esse jeitinho seja um pouco diferente ou maluquinho! :)

    ResponderExcluir
  19. Eu não como de colher porque eu não gosto e nunca gostei, mas não porque é mais aceitável socialmente k. Eu adoro a Jess haha
    Beijo.
    --
    http://classicheap.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre quis crescer (quando criança), porque eu queria ser livre. Mas quando cresci, percebi a grande besteira. Ser livre mesmo, é quando somos crianças. Ser criança é poder fazer o que se quer sem medo de julgamentos e olhares tortos. É aquela velha história do "eu era feliz e não sabia".

    ps: Também sou adepta de alguns hábitos considerados infantis. (também adoro ver desenho. rs)

    ps2: Ser um pouquinho Jess não faz mal a ninguém MESMO. Super me identifiquei.

    Beijo, Mia!

    ResponderExcluir
  21. Isso se chama rebeldia!
    Nah, brincadeira xD

    Acho que você deve fazer o que quer como quer, já que não está incomodando, muito menos ofendendo ninguém, por quê não, não é?

    Sabe qual o problema de quem liga para as coisas diferentes dos outros? É que as vidinhas delas são limitadas, então quem implica com alguma diferença é porque tem a mente curta e preconceituosa.

    O importante é VOCÊ gostar de fazer o que gosta e se sentir confortável; se é comer de colher, vá em frente! E lembre-se de que isso é algo simples, você pode fazer muito mais coisas do seu jeito e ignorar qualquer tipo de implicância dos outros ;)

    Bjins =*

    ResponderExcluir
  22. Ah, e eu apoio (também) o uso de cabelos cacheados e batom vermelho ;D

    Até porque hoje em dia é muito chique, nada parecido co novelas mexicanas hehehe xD

    ResponderExcluir
  23. Eu amo comer de colher, claro na maioria das vezes é necessário comer de garfo mas odeio, principalmente quando é farofa. Comer de colher parece que a comida é mais gostosa, dá mais prazer.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu já tenho um problema não consigo usar a colher para comer (a não ser a de sobremesa, para comer ALGUNS tipos de sobremesa). Eu só consigo usar garfo, até para comer um bolo.

    http://jayfereguetti.blogspot.com
    @jayfereguetti

    ResponderExcluir