Para sempre

Em uma tarde tempestuosa, onde havia um certo tipo de ciclone ao mar - aqui perto de casa - e os ventos estavam fortes, assim como a chuva, chegou o livro Para Sempre. Meu pai estava se preparando para trabalhar - ele trabalha à noite - e eu não ficaria sozinha, nessa casa enorme, no escuro de uma tempestade. Peguei o livro, um marcador, um casaco e fui para a casa do irmão³. Após ficar um tempo brincando com meus sobrinhos e conversando com a cunhada, sentei à mesa, com uma vela à minha frente, e iniciei a leitura.

"A primeira conversa com Krickitt não foi nada parecida com as que aparecem nos filmes, no entanto, enquanto discutíamos preços e cores, fiquei mais e mais interessado naquela vendedora que falava ao telefone e que tinha um nome tão incomum. Ela era tão incrivelmente agradável que eu não consegui evitar de pensar que meu dia ficou melhor simplesmente por ter conversado com ela."
pág.: 12

Para Sempre é um livro mágico. Mágico porque conta a história real de Kim e Krickitt, , um jovem casal que, após dois meses de casamento, sofreu um trágico acidente, onde Krickitt entrou em coma e, após retomar a consciência, perdeu a memória recente. Ou seja: ela não fazia ideia de quem Kim era ou de algum dia ter se casado.

Antes de ler o livro, havia lido muitas resenhas onde diziam que ele fala de uma linda história de amor. Mentira. Sim, o amor de Kim por Krickitt é lindo e, sim, ele tem de reconquistá-la e reconstruir suas vidas, mas, antes de tudo, se trata de uma história de fé e esperança, de se ter um objetivo, um alvo, e ir atrás, não importa o que aconteça. Honrar um pacto, honrar promessas - no caso, a promessa matrimonial:

"Passei a amá-la muito desde que a conheci. Agradeço a você por me amar dessa maneira tão bela e especial. Prometo amá-la e respeitá-la completamente. Prometo sustentá-la e protegê-la em tempos de necessidade e dificuldade. Prometo ser fiel, honesto e aberto; devotar-me a cada uma de suas necessidades e desejos. Acima de tudo, prometo ser o homem por quem você se apaixonou. Eu amo você."
pág.: 26

Para Sempre é um livro suave, delicado e humano. Se trata de relações humanas - minha paixão, confesso - e de fé, muita fé. Não é nada meloso, mas é lindo, verdadeiramente lindo, perceber que essa é uma história real e que sempre podemos usar até mesmo os eventos mais trágicos de nossas vidas como meio de superação, de evolução, de crescimento pessoal.
Sim, ao lê-lo você irá se emocionar, rir em algumas partes, ficar confuso em outras e pensar "por que ele/ela agiu dessa forma?". Sim, suas emoções se envolverão com as das personagens. Mas, o mais importante é que você aprenderá uma simples, delicada e verdadeira lição: o para sempre somos nós quem construímos, não o acaso ou o destino ou nada. É questão de fé, tanto em algo maior quanto em nós mesmos. 

18 comentários

  1. Oi Mia!
    O livro é verdadeiramente lindo mesmo. Acima de tudo, achei linda a mensagem de esperança e fé, que você citou. E sim, saber que é uma história real fez o livro ser, para mim, incrivelmente mais impactante, por assim dizer.
    Sua resenha está apaixonadamente linda :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Livros que narram histórias reais são sempre mais marcantes. Mesmo que eu goste de ficção, histórias reais sempre e sempre me conquistam. "o para sempre somos nós quem construímos, não o acaso ou o destino ou nada. É questão de fé, tanto em algo maior quanto em nós mesmos."
    Mia, a resenha está linda!

    P.S.: E essa foto está maravilhosa. :)

    ResponderExcluir
  3. Taí mais um livro que fiquei interessada. O problema todo, é que como eu vivo lisa, é uma difículdade só de comprar livros. Mas sempre tento economizar p'ra isso. Tem uma pilha de livros na lista ''dos que eu quero ler'', e agora tem mais um.

    O post ficou dez. <3

    ResponderExcluir
  4. Quero muito esse livro, quero ler o livro antes do filme. Já li muitas resenhas e todas sempre elogiam a história, haha.
    Beiijos:)
    http://cartasp-voce.blogspot.com.br/2012/10/vale-pena-tentar.html

    ResponderExcluir
  5. Ai, parece ser tão lindo, mesmo♥ Fiquei com uma necessidade enorme de ler, Mia! Principalmente por ter sido uma história real...
    Fiquei um tempo sumida. De novo. Mas aqui estou eu. De novo. Acho que nunca conseguirão se livrar de mim, hahá.
    Beijos beijos,
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É um livro que está na minha listinha de desejos!! Só preciso adiantar algumas leituras para compra-lo. Adorei sua resenha, parabéns ;D

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gosto bastante de livros assim, que nos fazem refletir sobre a esperança e a perseverança. As vezes reclamamos da vida e das pessoas que estão ao nosso redor, mas fazemos isso porque não temos ideia do quanto nossa vida seria vazia sem elas.
    Com certeza vou procurar o livro pra ler.

    Beijos,
    Natália - Pitorescamente

    ResponderExcluir
  8. Não tinha visto nenhuma resenha sobre esse livro,já peguei ele na mão para comprar várias vezes, mas sempre fiquei com medo de me arrepender por ele parecer meio meloso e romântico-clichê. Mas sua resenha me fez mudar de ideia, acho que da próxima vez que pegá-lo na mão vou comprar.
    Saudades daqui, não ando comentando, to com muito problema na cabeça, mas tenho lido sempre.

    ResponderExcluir
  9. Estou louca neste livro. Ouço muitas críticas positivos sobre. E o filme já está aqui em casa, só me falta tempo para assistí-lo. Gostei da sua visão, sobre o pra sempre, Mia. É bem assim mesmo, somos nós que o construímos, do nosso jeito, no nosso tempo. Só depende de nós.

    Ps: Não sabia que a história do livro era real. Agora que despertou ainda mais meu interesse. Que lindo!

    ResponderExcluir
  10. Mia, sempre tive muita vontade de ler esse livro e tua opinião me deixou com mais vontade ainda.
    Próxima compra vou por ele (não vou esperar ir ae roubá-lo hehe). Tenho mais vontade ainda por ser uma história real.

    Iasmin.

    ResponderExcluir
  11. nossa, que profundo. fiquei (de verdade) com vontade de ler.

    e qse chorei aqui só de ver a sinopse. :S

    ResponderExcluir
  12. Sempre quis ler esse livro, mas acabo esquecendo de comprar. Também já li muitas resenhas e a sua me deixou com mais vontade de ler.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Isso só mostra como não precisamos de muito para escrever um livro. O que precisamos às vezes é da REALIDADE mesmo, de coisas mágicas que aconteceram conosco ou com pessoas a nossa volta.

    ResponderExcluir
  14. caraca , que LINDO, achei lindo o momento em que você começou a ler, imaginei aquelas cenas de filme , muito inspirador. E o enredo, este sim, me chamou a atenção mais do que tudo, quero muito ler este livro! <3

    Beijão, Sabrina. (www.spiderwebs.com.br) ♥

    ResponderExcluir
  15. Brinquei dia desses no facebook com o fato de as pessoas acharem que um livro, só porque tem um casal na capa, é do Nicholas Sparks. Vivencio muito disso lá na livraria. Todo mundo pensa que o "Para Sempre" é do Nicholas, aff.
    Já me falaram imensamente da beleza desse livro - e a história chegou a interessar-me. Mas ainda não é a hora dos romances fáceis. "Um dia", por exemplo, ainda não está na lista de prioridades literárias.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Se o filme pe super gracinha, imagino que o livro seja realmente emocionante, ainda mais por se tratar de uma história real.
    Adorei os quotes que você colocou.

    Beijo
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  17. Mia, te indiquei um meme: http://licejess.blogspot.com.br/2012/10/i-write-every-day.html =)

    ResponderExcluir
  18. Oi, tem uma indicação para você no blog. Não sei se você aceita selos, mas esta aí :)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/2012/10/ganhei-selinho.html

    ResponderExcluir