Da minha aversão ao Sr. Sparks

Eu amo ler, senhores. Qualquer pessoa que me conheça minimamente bem saberá que sempre possuo ao menos dois livros comigo, a qualquer lugar que for, afinal, nunca se sabe quando alguma catástrofe acontecerá e você precisará de livros para se acalmar, passar tempo, amar, adquirir cultura - ou espionar pessoas enquanto elas pensam que você está concentradíssima em sua leitura.

Leio tudo que me vem à mão: da trilogia dos tons de cinza (cujo enredo se trata do que sadomasoquistas fazem no café da manhã, apenas para abrir o apetite) até Dostoiévski e suas teorias sobre relacionamentos humanos. Não sou uma pessoa preconceituosa e gosto de conhecer algo antes de falar sobre, aliás, essa é uma das minhas regras pra vida - sim, eu possuo um conjunto de regras pra vida.

Porém, senhores, tenho algo para relatar que me envergonha muito: há, sim, um tipo de livro que não consigo ler. E se trata das obras-primas de Nicholas Sparks.
Eu tentei, senhores, juro que tentei. Peguei alguns de seus livros, iniciei leituras, fechei, fui vomitar, voltei, insisti, a ânsia de vômito voltou e foi aí que eu me dei conta de que se há algum autor ao qual eu tenho aversão, esse é o Sr. Sparks.
Reparem, pessoas, que até mesmo E. L. James não me desperta tamanho asco, mesmo com seu mimimi de sadomasoquismo fajuto e sua tal de deusa interior que não cala a boca e imagino que trabalhe em um circo, já que parece sempre estar em uma cama elástica, pulando o tempo todo.
Nem Stephenie Meyer, a destruidora da raça vampírica, me desperta tanta vontade de vomitar assim.

Quer dizer, parece que toda história escrita pelo Sr. Sparks trata de um casalzinho que mora em algum lugar bonito e se dá super bem, coisas "mágicas" acontecem em seus doces coraçõezinhos que transbordam mel (Ursinho Pooh aprova as personagens de N.S.), até que, subitamente, algo ocorre, há algum tipo de transtorno e tudo fica cheio de mimimi e de "perdi meu amor". Porém, como em toda boa novela, o bem sempre vence e, ao final, o casalzinho une-se novamente, e dessa vez é para sempre. Fim.

Sim, eu sei que há milhares de meninas no mundo que amam toda essa melosidade exagerada do Sr. Sparks, mas eu não sou uma delas. É muito mel, açúcar, tempero (e tudo que há de bom, numa vibe Powerpuff Girls) pra que minha mente ácida possa assimilar sem mandar impulsos para meu corpo dizendo para vomitar, expelir todo esse mimimi da minha vida, mente, alma, antes que seja tarde demais e - que Deus me livre - me torne uma garota romântica.

E é por isso, senhores, que se eu tivesse de escolher entre Twilight/Fifty Shadows e Nicholas Sparks, preferiria sem pensar duas vezes a saga dos vampiros purpurinados e a dos cinquenta tons - até porque, entre um mal escrito que me diverte e um mal escrito que me deprime, eu sempre escolherei a diversão. 

28 comentários:

  1. Eu gosto de alguns, acho que dos primeiros, os outros contam a mesma história, odeio livro assim. Gosto de ler muuuito também. Amo ler Stephen King, seus livros sombrios e com muito suspense .-. http://republicacrash.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OMG, que acidez, mas gostei das suas colocações hehehe seu texto fico muito bacana de ler. Também não sou muito chegada no Sparks . Aliás , se eu pudesse, só lia os livros da Clarice Lispector, que pra mim, é imperfeitamente perfeita.

    BEIJOS

    www.spiderwebs.com.br

    ResponderExcluir
  3. Super entendo, Mia. Eu até leio, mas tenho uma espécie de depressão pós-leitura, devido a extrema melosidade nos livros e a falta dela na minha realidade.
    Enfim, até me prende, mas me deprime. Aí, por consequência, evito.

    Beijão! :*

    ResponderExcluir
  4. Bem, acho que citarei a Bienal eternamente. Então, eu estava admirando calmamente meus futuros livros, e, para estragar meu momento uma criatura grita: "Como é que pode? Não há nada do Sparks aqui!" Meu espírito assassino vindo de meus ancestrais gritou, claro. Mas eu estava em um local público, era a Bienal! Eu não pude estragar o momento. Foi uma droga ter escutado tal coisa, já que o único autor respeitável do mundo - segundo ela - não se encontrava ali.
    É triste, mas estamos mudando o mundo aos poucos. Com o tempo as pessoas entenderão! (:

    ResponderExcluir
  5. Não gosto do Nicholas Sparks, já falei disso no blog. É tão obvio que ele segue uma fórmula que hoje em dia simplesmente ignoro seus livros.

    ResponderExcluir
  6. Viva, achei que era a única!
    A verdade é que eu não posso falar porque ainda não tive acesso aos livros do Nicholas Sparks, sempre que leio resenhas digo que talvez eu leia e não me parece ser ruim, mas sabe, estou vivendo muito bem sem esses livros lol. Pela "fórmula" dos livros, eles parecem ser bem melosos e ~~~ dramáticos ~~~ (mimimi ele me deixou) mesmo, então sei lá, não me oponho mas não me despertou interesse. Falta eu ler para saber se vou sair recomendando ou vomitar arcoíris, rs.

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Finalmente encontrei alguém que deteste Nicholas tanto quanto eu êeeeh! Pensei que eu era anormal, concordo completamente contigo ;)

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. CONCORDO ABSURDAMENTE CONTIGO. Odeio o blábláblá de Nicholas Sparks e ponto final.

    ResponderExcluir
  9. Vendo esses títulos, penso que muitos desses livros viraram filmes... a informação procede?
    Nesse caso, a novelinha literária é bem comercial MESMO.

    ResponderExcluir
  10. Achei que era a única, sério, detesto Nicholas Sparks. Não consigo suportar tamanha depressão. E realmente, se tiver que escolher entre Stephenie Meyer e o Sr. Sparks, prefiro o que me divirta.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  11. Confesso que nunca me interessei por ler os livros dele e do jeito que você falou agora não tenho mais vontade mesmo haha beijããão.

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Acho que o único livro dele que aceito é Diário de uma Paixão, provavelmente porque o filme tem um elenco legal e porque meu avô tinha alzheimer, mas o resto me dá vontade de vomitar. Todo ano no amigo secreto eu ganho um livro dele, mesmo que durante o semestre inteiro eu praticamente grite que odeio os romances dele.

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada dele e, sinceramente? Nunca quis ler. Só vi o filme de diário de uma paixão e confesso que tenho lá minhas quedas. Mas o livro, livro, mesmo? Tenho saco, não.

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto dos livros dele. Mas, sim, eu sou uma garota romântica, hsuahs Mas gostei mesmo do que você colocou no texto, adoro seu jeito de dar sua opinião;)
    Beijo,
    http://menina-do-sol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu não li nenhum livro, mas assisti "Um Amor para Recordar" e "A Última Música". Cara, é impressionante com consegue ser chato pra caramba. Sempre umas histórinhas sem sal e melosinhas demais. Sempre tem um doente que morre e umas historinhas tristes demais pra eu aguentar. Gosto de filmes tristes, mas não assim. A única coisa boa são os guris personagens principais namorados das mocinhas que são sempre lindjos, fora isso...

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada dele, mas todas que leram me dizem a mesma coisa: Nossa, como chorei! Acho que vou gostar porque sou muito romântica e choro até com comercial de margarina hahaha
    Bjs Mia.
    http://www.doceilusao.com/

    ResponderExcluir
  17. Gostei da sinceridade,eu nunca li nenhum dos livros dele. O meu problema é outro sabe: torcer o nariz para modismos,entao,quando mais as pessoas estão lendo,menor é meu interesse.
    Falando assim muito por fora,me parece que as histórias do Nicholas são bem clichês. O que pode ser muito bom ou muito ruim. Eu gosto de clichês,desde que bem escrito,desde que eu não adivinhe cada acontecimento ^^

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma certa curiosidade mórbida pelos livros dele, mas acho que nunca vou ler. Gosto de romantismo quando em doses homeopáticas. Tragédias piegas e exageradas não são minha praia.

    ResponderExcluir
  19. E vamos eu discordar do povo ai .
    (Não me joguem pedra por favor kkk).

    Eu sou apaixonada pelos livros do Nicholas, amo seus livros e tô em busca de completar minha coleção com todos os livros dele.
    Concordo contigo Mia, realmente são romances melosos, histórias parecidas mas que me encantam *-*
    Sim, sou romântica e me encanto com cada história mesmo sendo repetitivas pois falam do amor, amor quase impossível sim, mas como deveria ser. Aaah, enfim, amo, meu autor predileto.

    ResponderExcluir
  20. Adorei Mia e eu, tipo, meio que concordo com você... Não consigo ler esses romances chatinhos... São chatos! Eu acho chatos e eu demoro muito pra ler qualquer romance que seja, se eu tiver sendo obrigada a ler... E sempre prefiro outros livros e tal u.u Gostei do seu post.
    @awnste
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  21. Como eu disse, amo haha. Acabei de indicá-los agora, como presente de natal no blog.

    ResponderExcluir
  22. Concordo totalmente u-u Eu amo demais ler, mas não consigo de jeito nenhum ler um livro de romance, sendo que nem tentei ainda, pois tenho certeza de que não passarei da 5° página. Pois tenho aversão a tudo que é romântico e meloso. Se não consigo assistir nem um filme assim, imagina ler um livro? '-'

    ResponderExcluir
  23. Eu amo ler, mas... Li apenas três livros do Nicholas Sparks,e parei. Romance, romance e romance enjoa muito!

    Beiijos,

    ResponderExcluir
  24. Só para constar, você me fez comprar O Morro Dos Ventos Uivantes, haha

    ResponderExcluir
  25. Ahh, sério? Eu amo os livros do Nicholas Sparks, alguns nem tanto, mas num geral gosto deles.
    Concordo que tem muito exagero e eu fico triste, mas gosto de histórias triste, então...
    Outra coisa, também sou assim, antes de falar mal eu sempre tento conhecer! :)

    ResponderExcluir
  26. Também não gosto muito do Sparks, outra coisa que sempre percebo em momentos de tortura - sim, as vezes me faço ler coisas como os livros dele - é que sempre há algum problema familiar, uma briga, um desentedimento, uma doença etc. Não dá pra aguentar, se um livro dele já não é bom, imagina ler todos sabendo que a única coisa que os diferencia é o lugar onde os personagens moram e seus respectivos nomes. O sr. Sparks também me deixa terrivelmente deprimida.

    ResponderExcluir
  27. Eu não sei se amo ou odeio o Nicholas Sparks... mas meu motivo é outro... infelizmente ele tem o dom de matar os personagens que desejo que fique vivo, separar os casais que desejo que fiquem juntos... Tem uma onda sobrenatural que eu acho q ñ se encaixa... Historias lindas como "A Escolha", "Uma Carta de Amor", "Querido John", "O melhor de Mim" são estragadas pelo que eu só consigo definir como "eu quero sacanear o leitor".

    ResponderExcluir

 
Wink .187 tons de frio.