Deveriam ser lidos

Estou atrasadíssima no meme das 52 semanas, eu sei. Sorry.
Mas sou uma pessoa distraída mesmo, ainda mais agora com o curso de Biblioteconomia: eu leio pra caramba, estudo mais ainda, penso em mil posts para publicar aqui, mas acabo esquecendo. Mais dia, menos dia, me acostumarei à rotina e tudo ficará no prazo certo (I hope so).

Pois então. Escolhi aleatoriamente hoje um dos memes que consiste em indicar alguns livros que a pessoa - no caso, eu - acha que todo mundo deveria ler. E né? Tive de enxugar muito essa lista porque todos sabem que eu sou a louca dos livros livros são minha paixão, entonces... vamos lá!

Claro que eu iria começar a lista com Harry Potter.
Acho que todos por aqui conhecem a premissa da história do bruxinho que vai para Hogwarts e luta contra o poderoso Lorde Voldemort, né? Pois então.

Por que ele deveria ser lido? Porque é incrível! Quer dizer: toda pessoa - criança, adolescente, adulto, idoso, fantasma - deveria ler algo tão lindo e esperançoso e cheio de aventuras como Harry Potter. Vale muito, MUITO a pena.


A obra prima de Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray, conta a história de um jovem muito, muito lindo que, para manter sua beleza eternamente, faz um pacto (a história não deixa isso muito claro) que consiste em: todas as marcas de seus pecados e sua velhice vão para o quadro onde ele foi retratado quando jovem.

Por que ele deveria ser lido? Gente, é Oscar Wilde. Só isso bastaria. Mas: há diálogos maravilhosos, personagens incomparáveis e tudo numa atmosfera inglesa de 1800 e antigamente. Ou seja: MUITO AMOR.

O Exorcista é um dos melhores livros que já tive o prazer de ler. Como todos devem saber, o livro conta a história de Reagan, a menininha que começou a manifestar sintomas de possessão demoníaca. Veja bem: SINTOMAS. Nada é provado.

Por que ele deveria ser lido? Pense no filme. Pense no terror. Agora multiplique isso e terá o efeito que o livro traz. Sério: que livro apavorante, cheio de dúvidas, questionamentos, suspense e aquela sensação de "estou sendo observada".


Como todos que me conhecem sabem: sou fã de Milan Kundera. E tudo começou com a leitura do sensacional A Insustentável Leveza do Ser. Sobre o que ele fala? Sobre tudo. Não há um tema apenas. Há 4 personagens principais e o narrador - Kundera. E o importante na história é o narrador. Os personagens ficam ali como plano de fundo.

Por que ele deveria ser lido? Apenas após a leitura feita a pessoa saberá o porquê. Sério. Há quem deteste, há quem ame, mas ninguém fica indiferente.


É fato que muitos não gostam de Paulo Coelho. Mas deem uma chance a este livro. A Bruxa de Portobello é sua melhor obra - em minha opinião. Conta a história de Atena, uma mulher que vai em busca do autoconhecimento e acaba sendo chamada de bruxa por conta disso.

Por que ele deveria ser lido? Porque traz reflexões importantes a respeito de fé, religiosidade e até que ponto pode ir o preconceito (e a arrogância) religioso.


Eu não seria eu se não colocasse esse livro aqui. As Brumas de Avalon é, na verdade, uma saga arturiana composta de 4 livros (que estão sempre em promoção no Submarino, by the way) que narram aquela lenda maravilhosa do Rei Arthur, mas sob a perspectiva feminina.

Por que ele deveria ser lido? Além da história em si (lendas arturianas são puro amor, gente), há a discussão religiosa que é INCRÍVEL. E eu não direi mais nada além de: leiam!

Os 13 Porquês é um soco no estômago literário. Traz a história de uma menina que suicidou-se, mas, ao invés de escrever uma carta de suicídio, gravou algumas fitas e enviou-as para algumas pessoas, contando quais foram os porquês de sua morte.

Por que ele deveria ser lido? Porque é denso, sim, é um soco no estômago, sim, mas faz com que façamos uma reflexão a respeito de como é possível destruir a vida de alguém com ações bobas, palavras duras demais ou descaso por coisas que precisavam de atenção.

Contato, do Carl Sagan, conta a história de Ellie, uma cientista que, ao observar o espaço, recebeu uma mensagem de seres extraterrestres.

Por que ele deveria ser lido? Além da premissa básica e simples de alienígenas contatando o povo terrestre, há MARAVILHOSAS discussões a respeito de religião (sim, eu amo o assunto "religião", risos), a respeito da existência de Deus e a respeito de como nós, seres humanos, fazemos parte do universo - ou não. Apenas digo que: façam essa leitura. E, se estiverem em dúvida, leiam a resenha.

A Casa dos Espíritos não é um romance espírita, como muitos pensam. Pelo contrário: é um romance que conta a história de uma família peculiar, durante 3 gerações, e que tem por pano de fundo a ditadura chilena.

Por que ele deveria ser lido? Pense num livro de realismo fantástico. Pense agora na ditadura. Una isso à incrível habilidade chilena de contar histórias. Pronto: eis aí um livro que vale a pena ser lido. Não consegui largá-lo até finalizar a leitura. E isso é raro de acontecer.

Quem foi criança em meados dos anos 80 e durante os anos 90 deve lembrar daquele filme fantástico sobre Atreyú, o menino que sai voando em Falkor, o dragão da sorte, para conseguir salvar a Imperatriz Criança do reino de Fantasia. Pois então: isso é um livro. E o livro é ainda melhor. A História Sem Fim é amor em forma de literatura.

Por que ele deveria ser lido? Se você não se convenceu ao ler o parágrafo acima, não há nada que eu possa fazer por você. Sorry.

Foi difícil escolher apenas 10 livros para essa listinha, mas devo dizer que também foi gostoso demais. Acho que terá parte 2 algum dia, hein?! Risos.
Espero que vocês aproveitem as indicações e façam as leituras. Todos eles são altamente recomendados e trazem reflexões maravilhosas sobre a vida, o universo e tudo mais (vocês entenderam ♥). 

5 comentários

  1. Hey, tempão que eu não aparecia aqui, teu layout tá lindo demais moça *---*
    É com muita vergonha que admito não ter lido quase nada dessa lista, mas conhecia quase tudo. Menos, "Os 13 porquês." que me chamou MUITO a atenção, vou procurar ler ;)
    bjs

    www.moniitorando.com

    ResponderExcluir
  2. OI Mia,
    Já li alguns dos seus indicados, tenho a coleção d'As Brumas de Avalon e gosto muito <3
    Descobri o Sagan como escritor não faz muito tempo e ainda não li Contato, mas já tenho uma tatuagem de Cosmos (pareço uma poser hahahahaha) ♥
    Eu nunca me interessei por Harry Potter, e não tenho nenhuma razão para isso, apenas nunca me interessei. Acontece, né?

    bj bj
    www.187tonsdefrio.com

    ResponderExcluir
  3. Li "A Insustentável Leveza do Ser" há muitos anos, e o livro me atingiu filosoficamente de uma maneira extraordinária, penso. Tem o filme né, esse eu não gostei tanto, mas também não fui indiferente, só achei cruel em demasia.
    Ah, essa obra da Allende, eu preciso muito ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mia! Da lista só li TODOS os HP, pq né?! E O Retrato de Dorian Grey, na época eu era loucamente viciada nas frases de impacto do Oscar Wilde. A insustentável leveza do ser e o Exorcista já estavam na minha lista infinita de livros pra ler a algum tempo. No caso de A casa dos Espíritos eu vi um pouco do filme quando era muito pequena, ai resolvi recentemente comprar o DVD e ainda não assisti... mas depois desse post deu uma vontadezinha de ler o livro antes... :} Beijos!!

    www.eususpiro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Se eu te disser que li todos do HP e não achei nenhuma graça, ou adoração neles?
    Claro que eu gostei, senão não teria lido todos. Mas sagas assim ainda prefiro do Percy Jackson, o filme foi horroroso, mas os livros são muito amor, sério. Mas tem também série como Feios e o Diário da Princesa, mas que não se encaixam nessa magia que existe em HP e PJ. E posso ser uma das poucas pessoas que prefere Percy Jackson.
    Abss.
    (Tô querendo tanto o livro Os 13 Porquês, mas acho tão difícil de achar :/)

    ResponderExcluir