Resumo literário do oitavo mês

Nem sempre eu consigo escrever resenhas.
Não adianta, às vezes o livro foi tão bom que não consigo expressar ao certo o que ele representou. Além disso, também há o fato de que eu leio pra caramba. MESMO. Então resolvi começar a fazer resuminhos literários dos lidos naquele período de 30/31 dias ao final/início de cada mês por aqui.

Entonces... bora:

Comecei o mês lendo "A história sem fim" e posso dizer que foi o melhor livro de fantasia já lido até agora. Sim, melhor que Harry Potter, melhor que Tolkien, melhor que qualquer coisa já lida desse gênero antes. Gente, que livrinho genial.

Em um quote: "Naquele momento, Bastian fez uma importante descoberta: podemos estar convencidos durante muito tempo — anos talvez — de que queremos alguma coisa, se soubermos que nosso desejo é irrealizável. Porém, se de súbito nos vemos diante da possibilidade de este desejo ideal se transformar em realidade, passamos a desejar apenas uma coisa: nunca tê-lo desejado."

Meu problema com esse livro é um só: não há sentido algum. E eu sou uma pessoa que precisa de sentido na vida. Porque se for pra ler algo nonsense, abro qualquer um dos meus diários. Mas, para quem gosta do jeito kafkiniano de ser...

Em um quote: "Para vencer a esterilidade, arremeti-me sobre o papel, disposto a escrever uma história, mesmo que fosse a mais caótica e absurda. Entretanto, o desespero só fez crescer a dificuldade de expressar-me. Quando as frases vinham fáceis e enchia numerosas laudas, logo descobria que me faltara o assunto. Escrevera a esmo."

"Enfrentando o fogo" é, de longe, o meu livro preferido da Trilogia da Magia. E a personagem principal desse livro tem meu nome e é parecida comigo em vários aspectos. Ou seja: muito amor. ♥ LEIAM ESSA TRILOGIA.

Em um quote: "Não há nada mais romântico do que caminhar pela vida, em meio a todas as suas reviravoltas, com alguém que você ama. Alguém que ama e compreende você. Alguém que vai estar ao seu lado nos grandes momentos. Filhos, netos, uma casa nova, uma promoção merecida. E também para as horas más.  Doenças, um jantar queimado, um mau dia no trabalho."


Eu diria facilmente que "Bonsai" foi a melhor leitura do mês se eu não houvesse lido "O incêndio de Troia" logo depois. Que livrinho amor. E menos de 100 páginas ele conseguiu tatuar-se em minha alma. Literatura chilena = ♥

Em um quote: "Qual o sentido de ficar com alguém se essa pessoa não muda a sua vida? Disse isso, e Julio estava presente quando disse: que a vida só tinha sentido se a gente encontrasse alguém que mudasse, que destruísse sua vida." 

Tenho um amor literário por Marion Zimmer Bradley desde a leitura de "As Brumas de Avalon". Foi só o tempo de abrir o embrulho em que veio "O incêndio de Troia" para iniciar a leitura e não largá-lo até concluí-la. Que livro maravilhoso. Uma das melhores leituras do ano, talvez da vida! Mais do que recomendado.

Em um quote: "Talvez todos aqueles que veem mais longe do que o resto sejam considerados loucos pelos que não podem ver além da primeira refeição do dia seguinte." 


Sim, eu li "Ana Karênina". E, olha, que surpresa. Pensei que fosse ser uma leitura difícil, pesada, mas... bem pelo contrário. O vocabulário é super tranquilo (e minha edição era de mais de 50 anos atrás), a história é envolvente e minha vontade foi de marcar o livro inteiro, risos. Vale a pena; muito.

Em um quote: "Todas as famílias felizes são parecidas; mas as infelizes o são cada uma à sua maneira." 

Pensem num conto perfeito para amedrontar criancinhas. Pensem num cenário de filmes de terror infantis da sessão da tarde: lareira, inverno, chocolate quente, história bobinha, mas que rende sustos nas mentes mais suscetíveis das crianças... É nessa linha que fica "A lenda do cavaleiro sem cabeça". Um terrorzinho infantil bem leve e despretensioso.

Em um quote: "Uma terra prazerosa de cabeça sonolenta era essa, de sonhos que ondulavam perante o olho semicerrado, de castelos alegres e nuvens que passam, eternamente fluindo num céu de verão iluminado." 

Vou ferir o coração de vocês se disser que não gostei de "A revolução dos bichos"? Porque, olha, não gostei. Sim, eu entendi o contexto da obra. Sim, eu sei que todos parecem ter uma fascinação por esse livro. Mas... gostei de alguns trechos, não da obra inteira. Porém, ainda assim, recomendo-o para quem quiser ter uma visão mais ampla de certos aspectos sociais.

Em um quote: "Lembrai-vos também que na luta contra o Homem não devemos ser como ele. Mesmo quando o tenhais derrotado, evitai-lhe os vícios. [...] Todos os animais são iguais." 

Encerrei o mês com um livro de Gabriel García Márquez e, gente, peguei amor pelo autor! Já havia lido um livro dele e assim que tive a oportunidade de ler "Crônica de uma morte anunciada", não perdi tempo e iniciei a leitura no mesmo instante. Que livro incrível! É uma história sobre honra, sobre vida, sobre morte, sobre paixões, sobre decisões estúpidas que tomamos por orgulho. É uma história sobre ser humano.

Em um quote: “(…) me recusava a admitir que a vida acabasse por se parecer tanto à má literatura.” 

Não foram muitas as leituras deste mês (apenas 9 livros, sendo que muitos deles são pequenos), mas foram, no geral, boas leituras. E acho que é isso o que vale, né? Que a leitura seja boa e não apenas numerosa. Como escreveu Kafka: "Apenas deveríamos ler os livros que nos picam e que nos mordem. Se o livro que lemos não nos desperta como um murro no crânio, para que lê-lo?". 

1 comentários:

  1. Em primeiro lugar, acho que ia comentar nessa postagem, mas fiquei braba com você ter dito que "A História sem Fim" é melhor que Harry Potter e Senhor dos Anéis. É, fiquei mesmo HAISUDH

    Na verdade, acho que em um único mês você leu muitos livros, ainda mais tratando-se de livros tão ricos quanto Anna Karenina. Li Anna Karenina recentemente e já tinha lido A Revolução dos Bichos umas três, mas se quer saber, não procurei resenha nem nada, e só por esse quote já estou procurando Bonsai para ler. Parabéns pelas leituras.

    Por últimoooo...Tem tag para você responder! Faz, faz, faz! Estou curiosa com as respostas <3

    http://wheresmyneverland.blogspot.com.br/2014/09/5-perguntas-sobre-o-blog.html

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir

 
Wink .187 tons de frio.