Romance Vitoriano do amô

Belgravia
Julian Fellowes
Editora Intrínseca
430 páginas
Ano de publicação: 2016 
Sobre o que é: uma guria metida e sonhadora chamada Sophia Trenchard, filha de um comerciante da região, consegue um convite para o baile da Duquesa de Richmond. O grande problema é que esse baile acontece na noite anterior à batalha de Waterloo e muitos dos jovens galantes que lá estavam morreram em luta, inclusive o flerte de Sophia, o Visconde Edmund Bellasis. 25 anos se passam e descobrimos altas confusões resultantes de um simples baile que mudou a vida de todos os que ali estavam e aloprou loucamente com a aristocracia britânica.

Por que ele é bom? O autor do livro é o mesmo cara que criou Downton Abbey. Só isso já deveria bastar para lhe convencer de que ele é bom. Caso você não saiba o que é Downton Abbey ou está nem aí, lhe direi que: mistura de fatos históricos com ficção, humor britânico e o drama contido da aristocracia da época vitoriana. Sophia é uma personagem com delírios de grandeza que se ferra por isso, quase ferrando com toda a família junto. Seu pai, James, tem o mesmo problema da filha, mas é mais controlado por sua esposa, Anne. Aliás, Anne é a melhor personagem desse livro inteiro. ♥
Anne Trenchard era uma mulher prática e uma de suas principais virtudes era que ela não se demorava em um desastre, mas procurava, quase imediatamente, remediar o que podia ser remediado e aceitar o que não podia. (p. 65) 
Anne e sua vibe o que não pode ser resolvido, resolvido está. Gosto muito. Essa mulher sabe segurar a situação e controlar os ânimos de todo mundo - o povo do livro é muito afetado pra o meu gosto, todos com mania de grandeza e querendo ganhar algo em cima de segredos. Anne Trenchard já está figurando na minha lista de personagens preferidas da vida.

Mas o fato é que só uma personagem não segura um livro inteiro de quase 500 páginas, porém o senhor Julian Fellowes conseguiu criar uma trama incrível, toda cheia de should I stay or should I go. Eu não consegui largar o livro até terminá-lo - e ainda queria mais! É HORRÍVEL NÃO PODER FALAR MUITO ABERTAMENTE SOBRE SEM DAR SPOILERS, são segredos demais numa história só, mas: maravilhoso, apenas.

Por que ele é ruim? Não é ruim, mas eu adivinhei o grande segredo já nas primeiras páginas. Contudo, esse livro tem um plot twist louco que nem eu imaginei.

Se eu recomendo a leitura? SIM, MAS É CLARO! Não tem como não gostar desse livro, gente. É simplesmente impossível.
Em um quote: O mais estranho em relação à guerra era como tornava todos tão imprudentes e impetuosos, como se o cheiro da morte iminente incentivasse os vivos a aproveitarem ao máximo seu tempo no mundo. (p. 310) 
Este livro foi cedido em parceria com a editora.

 ~grupinho do amô pra gente se apoiar durante o BEDA~

16 comentários

  1. Olá lindona,
    gostei muito da sua resenha. anotei a dica aqui e em breve vou tentar ler esse livro.
    Beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii lindinha, como vai?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse e com isso eu irei pular a dica dessa vez, mas parabéns pela resenha está incrível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu nunca li nada do autor, mas me interessei por essa obra. A premissa parece interessante e tô curiosa sobre esses segredos e o plot twist que a obra contém.
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    A premissa é bem interessante e pretendo procurar para ler.
    Tenho ouvido falar muito bem do livro dizendo que o segredo entre as famílias não é tão surpreendente assim. Fico feliz que ele tenha sido tão motivador para você e que esse contato com a escrita do autor tenha sido satisfatório!

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mia!
    Me interessei muito por esse livro (gosto de romances de época regados a bons mistérios ;)) e simplesmente adorei sua resenha! S
    uper estimulante e bem escrita! Com certeza vou ler! Bjos

    Ahhh estou seguindo seu blog... segue o nosso também ;)

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie
    que capa mais linda, adoei, parece ser um livro muito legal e gostoso de ser lido, quem sabe um dia eu dê uma chance, ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Mia, estava na dúvida se leria ou não esse livro tão cedo, mas você me ajudou a decidir! Vou agora mesmo pesquisar precinhos nas lojas online!
    Adoro muito Downton Abbey e não tô sabendo lidar com o fim da série. Acho que a leitura vai aquecer meu coração, haha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Achei super legal a resenha, parece ser muito bom...

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto agora a pouco outra resenha do mesmo livro, a sua so comprovou o que já achava, encontrei muitos clichês neste enredo e fujo disso. Acho que torna a historia cansativa e chata.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu já quero saber qual é o grande segredo! Com certeza se tiver a oportunidade, lerei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ai eu li esse livro também e amei, tenho que confessar, confesso para você, eu adorei a escrita do autor e como ele trabalha.
    Adorei sua resenha, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. olha, talvez pelo fato de ser do carinha de DA eu daria uma chance de leitura. Tô vendo um grande boom dele pela blogosfera ultimamente...
    mas ando tão sem tempo e com tanta leitura acumulada que acho improvável ele passar na frene na minha fila de pendências... de qualquer forma, sugestão foi anotada...
    bj...

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu também li o livro recentemente e gostei bastante da leitura.
    Tanto da estruturação de folhetim, como da pegada clássica da obra.
    Foi sim duvidas uma leitura muito agradável.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    O livro parece ser legal, ainda mais porque adoro históricos. Adorei tua visão sobre ele, mas confesso que o que mais tinha me deixado curiosa era o segredo, fico criando mil teorias da conspiração, então saber que dá pra desvendar o segredo já no início me faz desistir um pouco.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  15. Tem uma premissa que me agrada, especialmente no ponto do segredo que eu provavelmente tb descobriria xD. Mas sabe que me lembrou um pouco o Aprendendo a Seduzir da Meg Cabot. Se eu tiver oportunidade lerei com certeza e a capa é linda.

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Eu sou uma pessoa apaixonada por livros que há segredos e mistérios assim. Apesar de você ter encontrado o segredo no inicio, eu tenho certeza que iria amar essa história cheia de ficção e humor.

    ResponderExcluir