Balanço de leituras 2017/1

Assim como a Michas, também acho uma boa ideia fazer um balanço das leituras de 2017/1. Pra isso, a gente pegou a tag dos 50% pra responder. Geralmente, ela é feita em vídeo, mas quem aqui quer ver a minha cara estranha falando, não é mesmo? Melhor assim. :)

2017 tem sido um ano bem melhor do que 2016 em todos os aspectos, especialmente o literário. Ano passado, nesse mesmo período, eu tinha lido apenas 11 livros. Tava numa ressaca literária dozinfernos e por mais que eu tentasse e quisesse não tinha jeito de ter ânimo pra ler. Já neste ano só não li mais além dos 31 livros lidos até agora porque provas, trabalhos, vida acadêmica (e todo o resto).

Hoje é o quarto dia de julho, o que significa que ADEUS, SEMESTRE e OLÁ, FÉRIAS DE INVERNO. Também significa que metade do ano já se foi e dá pra fazer aquele balanço maneiro do que tem sido até agora. Mas quem é que quer falar do balanço da vida quando se pode falar de literatura? Então, vamos lá!


1. O melhor livro que você leu até agora, em 2017: 
Sem sombra de dúvida, A Montanha Mágica, do Thomas Mann. Li muitos livros excelentes este ano, mas sabe aquele livro que te deixa com saudade? É assim que estou desde que li essa história.

2. A melhor continuação que você leu até agora, em 2017: 
Os livros do Ciclo de Avalon, da Marion Zimmer Bradley: A Queda de Atlântida (1 e 2) e Os Ancestrais de Avalon. Ainda não terminei de ler todo o Ciclo, que vai até As Brumas de Avalon, mas tá sendo demais ler mais dessa história que, posso dizer com certeza, é a minha favorita de todas que já li.

3. Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito: 
Não sou muito de fazer listas de livros que quero ler, até porque vou lendo conforme dá vontade mesmo, sem muita programação, mas um que quero bastante fazer leitura é o 30 e poucos anos e uma máquina do tempo, da Mo Daviau.

4. O livro mais aguardado do segundo semestre: 
A edição da Companhia das Letras de Anna Kariênina, do Tolstói. ♥

5. O livro que mais te decepcionou esse ano: 
Difícil falar em decepção propriamente dita, mas foi meio chato finalmente ter lido os livros da Chimamanda (Sejamos todos feministas e Para educar crianças feministas) e descobrir que, ao contrário de basicamente todo mundo, eu não gosto da escrita dela, não comprei o argumento e não passei a citá-la por aí como uma referência feminista. Sim, eu sou feminista. Mas não, não vou me deixar levar pela onda feminista (de internet, total produto de marketing) que diz que se algo tem a palavra ~feminista~ no título, preciso glorificá-lo. Olha, isso não funciona comigo. Assim como a Chimamanda.

6. O livro que mais te surpreendeu esse ano: 
Certamente foi o Outros jeitos de usar a boca, da Rupi Kaur. Eu realmente não esperava nada desse livro. Nada, nada, nada. Aí comecei a ler e veio o choro e todos aqueles ~sentimentos~. Gente, não sei lidar com sentimentos, não. Li, reli e foi incrível demais a catarse que esse livro me proporcionou. Só amor.

7. Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre, ou que você conheceu recentemente): 
Jenny Lawson! Dela, li o Alucinadamente feliz e total me identifiquei. Quer dizer, eu literalmente poderia ter escrito aquele livro. Quero ler tudo o que essa mulher escreve.

8. A sua quedinha por personagem fictício mais recente: 
Não sou o tipo de pessoa que tem crushes literários. São tão poucos que se eu fizer uma lista agora, é bem provável que daqui a 5 anos a lista seja a mesma. Mas um personagem que certamente entrou pra o roll de crushes literários este ano foi o Hans Castorp, de A Montanha Mágica. Não tem como ler esse livro e não crushar o Hans, com aquele jeito simples e aberto dele. E NÃO ESQUEÇAMOS DE REMUS LUPIN, POR FAVOR. Gente, Remus Lupin melhor pessoa, total deveria ter sobrevivido.

9. Seu personagem favorito mais recente:
Tô realmente em dúvida entre Remus Lupin e Sirius Black, ambos de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Terminei a releitura do livro ontem apaixonadíssima por ambos. Pra mim, são alguns dos melhores personagens da série. (Claramente eu tenho uma queda por gente complicada & estranha.) 

10. Um livro que te fez chorar nesse primeiro semestre: 
Nem preciso pensar muito pra responder: A elegância do ouriço, da Muriel Barbery. Pensem numa pessoa chorando desconsoladamente. No ônibus lotado. Por meia hora. Abraçada a um livro. Pois é.

11. Um livro que te deixou feliz nesse primeiro semestre: 
Clichê e repetindo resposta, mas Alucinadamente feliz.

12. Melhor adaptação cinematográfica de um livro que você assistiu até agora, em 2017: 
Acho que não assisti a nenhuma adaptação de um livro que eu tivesse lido, então... ¯\_(ツ)_/¯ 

13. Sua resenha favorita desse primeiro semestre (escrita ou em vídeo):
Queria não ser repetitiva, mas não tem como nesse caso: a minha resenha preferida do ano até agora é a de A Montanha Mágica, esse livro sensacional que virou um dos meus preferidos da vida. ♥ 

14. O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano: 
Difícil isso porque tava fazendo umas contas aqui e vi que comprei/ganhei mais de 30 livros. E são todos muito lindos. Mas tem dois que são incríveis demais e moram no meu coração: a nova edição da Companhia das Letras de A insustentável leveza do ser, que tá tão incrível que fiquei abraçada nela quando a recebi (juro! hahaha) e Antologia da literatura fantástica, naquela edição maravilhosa da finada Cosac Naify (sdds). 

Uma publicação compartilhada por Mia (@miasodre) em

Uma publicação compartilhada por Mia (@miasodre) em

15. Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano? 
Eu tenho uma breve lista na meta de leitura do Skoob. Coloquei 12 livros na meta no início do ano. Até agora, li apenas 5 deles, mas seguimos tentando. Os restantes são: A volta do parafuso, do Henry James, A menina que roubava livros, do Marcus Zusak, Quem é você, Alasca?, do John Green, O ladrão de raios, do Rick Riordan, O caso dos dez negrinhos, da Agatha Christie, Propaganda monumental, do Vladimir Voinovitch e O mestre e Margarida, do Mikhail Bulkagov. Basicamente, apenas livros que estão parados na minha estante há anos e que eu preciso ler de uma vez ou pra amar ou pra desocupar espaço. Fora esses, tem os de parceria. Os que eu já tenho aqui são: A insustentável leveza do ser, do Milan Kundera e Atlas de nuvens, do David Mitchell. Mas ainda estão pra chegar O livro do juízo final, da Connie Willis e Os despossuídos, da Ursula K. Le Guin.

De resto, começamos julho relendo A insustentável leveza do ser ♥ e também a série Harry Potter - mas a minha grande vontade mesmo é de começar a série Outlander, porém: tempo, cadê?! 

12 comentários

  1. Fiz uma leitura dinâmica e provavelmente volto a comentar nesse post com mais calma. Tô comentando agora porque:
    SIRIUS E LUPIN MELHORES PESSOAS (e melhores atores que interpretaram)!!!! amo gente estranha (tipo eles).
    Chimamanda e toda a parte do texto sobre ela e o feminismo: toca aqui, camarada! o/

    ResponderExcluir
  2. outras formas de usar a boca <3
    amo essas tags literárias vou até salvar aqui pra responder <3

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  3. Rupi e Muriel 💜
    Amo demais as autoras e os livros.
    Preciso ler algo do Thomas.
    Bjão e boas leituras!
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
  4. Também tenho curiosidade quanto ao livros da série "Outlander"... Mas nem ouso colocá-lo em qualquer lista de leitura neste ano porque ó, estou um horror. Aliás: o semestre letivo está um horror. Preciso de férias, apenas.

    Abraços e ótimas leituras para você!

    As moscas na janela

    ResponderExcluir
  5. Se eu for responder essa tag no meu blog também!? Claro que vou!!! Hahahaha Apesar das leituras esse ano estarem sendo suuuuper lentas, acho bem legal fazer esse feedback.
    Dos livros citados, ainda não li nenhum.

    Bjs

    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hey, Mia!

    No último ano e meio minha vida tem estado tão problemática que minhas leituras andam bem capengas, tanto em qualidade quanto em quantidade, e isso me entristece um pouco. Mas estou tentando melhorar isso. :)

    Gostei muito do seu balanço e só achei indicação de livro fodão aqui, que quero muito ler, mas ainda não consegui (Mas eu vou!).

    Sobre "Claramente eu tenho uma queda por gente complicada & estranha", só posso lhe dizer que fazemos parte do mesmo clube! ahahahahaha

    Seu post me deu uma animada pra colocar a leitura em dia, sabe? De verdade. Vou já separar alguns aqui pra ver se a velha Sandra leitora renasce. :)

    Adorei o post! Acho até que vou fazer um parecido, gostei muito da ideia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Adorei a sua tag, é capaz de eu fazer uma também. Eu colocaria entre os meus mais aguardados Anna Kariênina de Tolstoi. Sobre lançamentos que ainda não li de 2017 tem vários que eu quero ler (kkkk). Vou parar de responder, daqui a pouco entrego todas as respostas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Percebe-se que temos um gosto bem diferente quando quase todos os livros citados ou não conhecia ou nunca ouvi falar HAHA Mas HP e Outlander <3 LEIA Outlander, sério! É calhamaço mas vale muito a pena. AMO de paixão. Sobre Sirius também gosto dele, mas confesso que o Lupin só me ganhou mais pro final, porque eu tenho no coração o Snape também. Adorei seu balanço de leituras do meio do ano, e já anotei algumas dicas para mim (;
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Hey!
    Essa é uma das TAGs mais legais que eu vi esse ano, gostei das suas respostas, muitos livros eu não conhecia, mas a lista de livros da resposta 15 são muito parecidos com a minha meta também, espero que possamos cumprir!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Achei bem legal a tag. Me identifiquei com algumas respostas. Acho que vou também responder no blog. Muito bom para conhecermos gostos literários. boa leitura, bjo

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Eu quero muito ler A montanha Mágica e As Brumas de Avalon. Tbm quero muito a edição da companhia de Ana Karenina.
    Quanse morri quando vi que tu não gostou dos livros da Chimamanda, eu amo ela! huahsuahsuahs
    Quero muito ler a Elegancia do Ouriço!
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adoro esse balanço, muito livros que você leu eu não conheço, mas fiquei bem curiosa com alguns, quero muito sair dos livros populares um pouco rs' estou louca para ler "A insustentável leveza do ser" estou muito apaixonada por essa capa fofa, e pela história que nos faz refletir, espero ler ainda esse ano. Quanto a sua paixão pelo Sirius Black e pelo Lupin, super te entendo rsrs... os melhores personagens da saga rs' bateu até uma saudade aqui, preciso reler.. Gostei muito das suas respostas e estou procurando esses livros que você citou, quero muito ler "Alucinadamente Feliz" entre outros.

    beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir