menu
25 outubro 2017

O livro do juízo final

O livro do juízo final
Connie Willis
572 páginas
Suma
Ano de publicação: 2017 

Sobre o que é: em 2054 as viagens no tempo já são uma realidade - ao menos na faculdade de História de Oxford - e Kivrin, uma futura historiadora, está louca pra ir pra Idade Média conhecer o dia a dia do povo de lá. A ideia é fazer um estudo de campo, porém o século para onde ela vai está marcado com um 10, indicando um alto risco. Mas Kivrin consegue um professor que a apoie pra que possa realizar o salto para a Inglaterra de 1320. No entanto, assim que ela consegue ir, uma doença misteriosa se espalha por Londres e entra uma quarentena em ação - impedindo que monitorem a viagem de Kivrin e ameaçando sua volta pra casa. 

Por que ele é bom? MEU DEUS QUE LIVRO INCRÍVEL!!!! Antes mesmo de terminar a leitura já havia marcado ele como favorito no meu coração porque ele é demais mesmo

Eu adoro ficção científica, mas não leio tanto quanto deveria pra quem gosta do gênero porque desanimei um pouco com aquelas descrições infinitas de termos científicos e blablabla que costumam rechear esses livros e atrapalhar a história. Só que isso não acontece com O livro do juízo final. O que temos aqui é uma das melhores narrativas que já tive o prazer de ler. 

Como apaixonada por história que sou e levemente obcecada em aprender mais sobre como vivemos em outras épocas, fiquei encantada com a descrição que a Connie faz da Idade Média. Ela não romantiza nada, é tudo muito cru: as doenças, a sujeira, a fome e também a religiosidade fortíssima que o povo tinha. Afinal, na Idade Média a Igreja tinha muito poder e basicamente tudo girava em torno da fé católica. E a Connie mostra bem isso. Claramente ela fez uma pesquisa histórica bem detalhada porque a narrativa dela - assim como as personagens - convencem demais de que tudo que está acontecendo ali é real. E eu adoro isso em um livro.

Amei demais também o fato de que uma das personagens principais (existem duas, uma pra cada época) é uma mulher: a Kivrin, a estudante que vai pra 1320. São poucos os livros de ficção científica escritos por mulheres, ainda mais os que têm uma mulher como protagonista - e que não é, de forma alguma, sexualizada ou tratada como inferior por seu gênero. 

Uma publicação compartilhada por Mia (@miasodre) em

A Connie acertou demais ao escrever a Kivrin: uma guria forte e decidida que se preparou durante 2 anos pra ir pra Idade Média e que não desistiria disso mesmo com todos os obstáculos (como, por exemplo, o fato de a caça às bruxas já ter começado, o total desprezo que sentiam por mulheres na época ou o perigo de doenças como a peste negra e outras tantas que não foram catalogadas, mas que deixaram vários mistérios no ar, como aquela em que as pessoas começavam a dançar e não paravam nunca mais e literalmente morriam dançando). Kivrin dá um jeito, se prepara, estuda incansavelmente os costumes e a língua da época e inventa uma história sobre quem é pra que ninguém possa duvidar dela. 

Já em 2054, o outro núcleo do livro, temos o sr. Dunworthy, um dos professores de Kivrin e o que mais gostava dela e era totalmente contra o salto dela pra 1320. Também gostei bastante da forma com que ele é construído, sendo uma pessoa preocupada e atenta a tudo, sempre tentando auxiliar Kivrin. Ele é um pouco paternal demais, mas eu também seria se uma aluna minha fosse pra Idade Média e eu não conseguisse rastrear ela porque a cidade está em quarentena com uma doença sinistra e não identificada. 

Connie escreveu esse livro nos anos 90, mas já fez o que tem gente que em pleno 2017 não faz: colocou personagens femininas fortes no enredo. Além da Kivrin, temos também a Mary, a médica que descobre a doença misteriosa e cuida da quarentena em 2054. Mary é maravilhosa demais e só tenho amor pela determinação dessa mulher. 

Aliás, é todo mundo determinado nesse livro e eu adoro pessoas decididas, então pensem numa leitora feliz. :) 

Resumindo: 
SCI-FI 
ESCRITO POR MULHER 
PROTAGONIZADO POR MULHER 
COM VIAGEM NO TEMPO 
PRA IDADE MÉDIA 

VÃO LER ISSO JÁ!!!! 


Por que ele é ruim? ELE NÃO É RUIM, VÃO LER ESSE LIVRO! Até vi gentes falando que ele é arrastado, mas não achei. Acho que é um livro bem construído e não tem por que achar arrastada descrições já que a ideia da Kivrin era fazer um estudo de campo pra relatar como era a vida em 1320, então não considero que haja nada sobrando, não. 

Você vai gostar se... curte umas vibes Doctor Who, adora histórias com viagem no tempo, é fascinado por história e sempre quis dar um pulinho na Idade Média pra ver qualéquié. Também vai adorar se quiser ler um livro com 0% de machismo e que tem personagens que poderiam ser muito reais, sem aquele exagero sexual todo que sempre acabam colocando em livros assim. É demais, leiam isso. 

Em um quote:

— Será que não havia uma só pessoa de bem na Idade Média?
— Estavam todas ocupadas, queimando feiticeiras. 

~livro recebido em parceria com a editora~

20 comentários:

  1. Já tinha visto esse livro por aí, mas nunca o interesse apareceu pra ler ele. O fato é que agora estou com uma vontade doida de ler, tuas resenhas tem esse poder comigo, como faz? Também não leio tanta ficção científica quanto deveria, preciso ler mais e O livro do juízo final parece ser uma ótima opção. Adoro personagens fortes e decididas, quem não gosta? E só por não ter esse exagero sexual já me chamou atenção. Já que cê comparou um pouco com a sensação que Doctor Who dá, não tem como deixar passar o título pra depois. Espero conseguir ler logo!

    Xoxo,
    Haise.

    ResponderExcluir
  2. São poucos livros de ficção que também me agradam Mia e gostei muito de ver esse que tu trouxeste a resenha, para mim sei que seria uma ótima pedida e com toda certeza quero ler, felicidade é ver que as duas personagens principais são mulheres, independente a época, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Só por ter viagem no tempo já me conquistou, haha. Nunca li livros de ficção científica, justamente para fugir das narrativas chatinhas que acabo por não entender absolutamente nada, porém esse parece ser muito bom e diferente, como tu mesma disse. Adorei a resenha e certamente irei ler!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Eu adoro ficção científica Mia, quero muito ler "O livro do juízo final" parece ser espetacular e a sua resenha só aumentou o meu desejo em ler esse livro. Adorei a sua resenha, está de parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Já gostei pelo fato de não ficar naquele blá blá blá que você citou. Realmente, alguns livros do gênero se tornam enfadonhos por isso. Sem mencionar na realidade nua e crua que ele apresenta. Adorei a dica, quero muito ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Menina! Não precisava ler nem. Roda a resenha para já querer ler já estava convencida. ra
    Tbm gosto bde ficção científica, a capacidade do autor criar um mundo que ainda tá na cabeça dele e aí depois deixar nos. Leitores louquinhos comas conjecturas rs
    Parabéns pela resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não tinha ideia do que esse livro era sobre, mas lendo o seu post acho que curtiria muito a leitura, pois tem vários fatores que me interessam, inclusive viagens no tempo e idade média.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Oii! Eu não conhecia a história desse livro,e confesso que estava curiosa para lê-lo apenas pela capa haha. Agora que sei do que se trata fiquei mais curiosa ainda, parece ser uma história maravilhosa, com momentos históricos e ao mesmo tempo envolve viagem no tempo, achei genial! Sua resenha está incrível, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  9. Oie
    uau que capa maius linda e o titulo é mega sugestivo e atraente né? muito interessante essa edição haha. Adorei saber que há personagens femininas tão fortes, já quero para ontem

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu quero muito ler esse livro!!! Desde que o vi nos lançamentos da editora eu sou louca por ele e simplesmente eu amei conhecer mais sobre a trama através da tua resenha.

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Nossa esse livro parece ter de tudo um pouco! Não sou muito fã desse gênero de leitura, mas gosto de ler para sair da minha zona de conforto, agora eu fiquei muito interessada nesse livro, depois que li sua resenha! Hahaha E também porque ainda tem fatos relacionados a Idade Média que eu amo, e também personagens fortes e decididos que eu adoro! *-*
    Vou colocar na lista de desejados!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ele não parece ser ruim mesmo, o enredo aliás parece muito bom, tanto que vou anotar esta dica, ainda mais que eu não conhecia o livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. eu também gosto de Ficção, mas não leio tanto quanto deveria. Já vi divulgação desse livro e ele está em minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  14. Acho que a parte do scifi de explicações sobre as teorias cientificas é importante, sem elas seria apenas um livro sem sentido e sem leitores, mas essa é minha visão e tudo mais e até entendo seu lado. Eu tenho curiosidade de ler esse livro mas ainda vai demorar kkkk.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Mia! Tudo bem?
    Nossa, sua resenha foi super apaixonada! hahaha ♥
    Se quiser ler mais de ficção científica escrita por mulheres, a Melissa de Sá, autora nacional, tem essa pegada na escrita dela. Dá uma olhada no acervo dela na Amazon.
    Eu gostei bastante da premissa do livro, também por ter uma personagem feminina forte em uma ficção científica. Vou anotar aqui como dica de leitura, capaz de eu adquirir esse livro muito em breve!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Não costumo ler ficção científica mas sua empolgação me cativou, ainda mais se todo o livro tem personagens fortes, livros assim me seduzem também, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  17. Amei sua excitação por o livro ter sido escrito por mulher e ter uma protagonista feminina, e o principal: por não ser um livro descritivo e cansativo. Adorei a resenha e com certeza fiquei curioso pela leitura.

    Até!

    Papo Inverso: www.youtube.com/channel/UCeQUfVde5W5VCE4rprOyDIA
    Lendo Ferozmente: lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    Gente, mesmo não gostando do genero, não tem como não ficar ansiosa e animada para fazer essa leitura, né?
    Gostei muito do seu entusiasmo e vou tentar adquirir em breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Nossa sua resenha não deoxa dúvidas preciso ler esse livro.
    Repleto de elementos que eu adoro na trama.
    Espero ler em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Estou maravilhada com sua resenha, me empolguei demais pra ler esse livro. Ele já estava na minha lista de desejados,mas você só o colocou na frente de todos. Hahaha
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial