21 fevereiro 2018

Almanova

Almanova
Jodi Meadows
288 páginas
Trilogia Incarnate #1
Valentina
Ano de publicação: 2013 

Sobre o que é: Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê. Criada longe de tudo, isolada por sua mãe desde o nascimento, Ana pensa que é uma sem-alma, um erro, até um dia em que toma coragem e sai de sua casa para ir até Heart, a cidade misteriosa onde todos os habitantes moram há cinco mil anos. É ali que ela descobre as verdades sobre ela e sobre aquele povo. 

Por que ele é bom? Eu queria ler esse livro há anos - ANOS! -, mas alguma coisa sempre acontecia quando eu estava prestes a ler o bendito e aí acabei não lendo. Até que mexendo no kindle unlimited achei ele e, num sábado de tédio porque aparentemente todo mundo à minha volta resolveu ficar doente e eu não tinha nada pra fazer a não ser terminar um outro livro - que já está quase no fim, mas que ranço -, decidi que por que não e comecei a leitura. 

Que bela decisão foi essa, hein. Não consegui largar do livro até saber o que ia acontecer. Li em um dia porque é simplesmente demais: a escrita da Jodi é maravilhosa e a história é surpreendente. 

Acho que todo mundo que acredita em reencarnação já parou pra se perguntar por que ninguém lembra de nada de outras vidas. Cada religião diz algo sobre isso: que não evoluiríamos se lembrássemos, que não estamos preparados para lembrar, que isso é irrelevante porque o que importa é o presente... Mas o fato é que ninguém lembra de nada, nem sabe como ou por que as coisas são do jeito que são. Não sei se foi essa linha de pensamento ou a frustração com as respostas prontas que temos disponíveis que levou a Jodi a ir além e imaginar a sociedade de Range. Só sei que, seja lá o que tenha sido, funcionou muito bem. 

Todo mundo lá é reencarnado e LEMBRA das suas encarnações anteriores. O quão bizarro é isso? De início parece maravilhoso, mas conforme o tempo vai passando a gente percebe que essa configuração é bem complicada e não muito proveitosa porque numa sociedade em que todo mundo se conhece e faz as mesmas coisas há cinco mil anos, o novo não tem espaço e as coisas são fixas. Apesar de possuírem alta tecnologia, o povo de Heart é bem fechado e estranho. Amei que a Jodi tenha construído a história dessa forma porque acho que ela está certíssima e seria uma furada mesmo se todos lembrássemos de encarnações anteriores.

Cada respiração minha deveria ter pertencido a alguém que todos conheciam havia cinco mil anos. A culpa era esmagadora.

A única pessoa que questiona alguma coisa ali é Ana. A sociedade é tão fechada que, além de não a aceitarem, não questionam nada e acham super normal só eles reencarnarem entre si e haver um templo gigante branco que tem pulsação e está sempre brilhando no meio da cidade. Ana acha tudo muito bizarro e vai pesquisar as coisas, e só por isso ela já ganharia vários pontos - mas acontece que ela também é super querida e condizente com sua idade. Apenas 18 aninhos e já mudando as coisas, adorei. 

Quanto aos outros personagens, o que mais se destaca é o Sam, um rapaz de 18 anos, mas com cabeça de cinco mil, que salva a Ana no início da história e cria uma amizade com ela. Ele é esquisitinho também porque cinco mil anos de diários, mas é querido, apesar de ter uns tormentos meio Edward Cullen. 

Seja como for, vale a pena a leitura mesmo que a pessoa não esteja interessada no plot de reencarnações conscientes (Doctor Who feelings). É um livro de fantasia, afinal de contas, com dragões, sílfides, trolls, coisas bizarras e uma mocinha salvando o dia. Perfeito pra todo mundo. :) 

Por que ele é ruim? Olha, não é. Dei 4 estrelinhas e meia e só não favoritei porque não tocou meu coração (risos), mas amei demais. Obviamente que tem uma historinha de amor no meio e eu sempre vou reclamar de historinhas de amor porque sou o Coração Gelado, mas não é nada meloso a ponto de me fazer revirar os olhos, então tá okay. 

Você vai gostar se... quer ler uma boa fantasia com protagonista feminina e um plot diferente do clichê jovem nasce com poderes e se torna um grande mago que mata todo mundo

Em um quote:

"As pessoas de Heart tinham sido... como eram... por cinco mil anos. Eles conheciam uns aos outros, e podiam mais ou menos predizer o que todos fariam em determinadas situações. Mas eu era algo novo. Desconhecido. Ficara escondida durante dezoito anos, e eles não tinham tido tempo de pensar em mim, mas agora eu voltara, cheia de ideias e opiniões próprias.
O que eu faria?"

13 comentários:

  1. Olá!
    Não me lembro de ter visto outra pessoa falando a respeito desse livro antes! A-DO-REI a temática dele, já quero lê-lo também!! Achei a capa muito bonita e o enredo parece ser incrível, já está na lista.
    Bjs e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Li uma resenha desse livro há algum tempo, mas ainda não tinha me decidido quanto a ele. Porém, depois da sua resenha, a decisão está mais do que tomada!
    Adorei a forma como foi bem sincera e bem leve em sua crítica, deixando ela clara para que compreendêssemos esse "mundo novo". Sem dúvidas, dica anotada!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Como vai? Eu amei esse livro.. Da capa linda e maravilhosa ao enredo.
    As almas vivem, morrem e reencarnam acumulando sabedoria, erros, e muitas experiências e vivências, tais quais servem para suas próximas vidas, porém com Ciana foi completamente diferente..Ela morreu e deveria reencarnar, mas quem veio foi Ana, uma alma nova ou sem alma como alguns costumam chama-la.

    A história é recheada de intrigas, mistérios, e criaturas fantásticas, somando-se algumas situações bizarras como as reencarnações e a Ana ser a única Almanova do pedaço a quem todos temem, sentem raiva ou curiosidade.

    Amo essa trilogia!

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua resenha!! Eu também estou louca para ler esse livro e não vejo a hora de ler a série completa. Acho as capas maravilhosas e a premissa me desperta um grande interesse.

    ResponderExcluir
  5. Eu passo pelo mesmo.
    Já faz um bom tempo que tenho vontade de iniciar essa leitura e até consegui ganhar uma edição, mas nunca consigo começar hahahaha.

    Adorei sua resenha e me deixou com mais vontade de ler, amo fantasia.

    Beijos


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Não li nada que desabonasse esta trilogia ainda, sem falar que as capas são lindas. E como não gostar de um enredo cheio de mistério e intriga?
    Bjs< Rose

    ResponderExcluir
  7. Não acredito em reencarnação e afins, mas gosto muito de ler sobre, seja qual for a religião, crença ou fé. Já conhecia o livro, mas não sabia da premissa dele e achei super interessante esse ponto de vista apresentado pela autora. E se realmente tive outra vida, lembrar realmente não seria uma boa. Mesmo não tocando o coração, acho que não era esse o foco, eu adoraria ler. Vou anotar essa dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu tenho uma grande curiosidade em ler essa série e adoro os livros da Valentina. Como ainda estou terminando algumas séries esse vai ter que esperar um pouquinho, mas ainda esse ano quero pegar pra ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Caramba! Não conhecia, mas o assunto reencarnação me interessa demais.
    Vou procurar em e-book pra ver se acelero o processo da leitura.
    Parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu já li algumas resenhas sobre esse livro e fiquei super interessado na premissa. Gostei muito da sua resenha e minha vontade de ler "Almanova" só aumentou! Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Eu sou doida por esta capa, mas confesso que ainda não havia pensado em comprar o livro. Estava naquela fase do "é bonito, mas não preciso agora".

    A sua resenha me fez repensar, principalmente porque agora sei que a história tão segue o modelo clichê do qual já estou cansada.

    Vou ficar de olho nas promoções online e garantir para garantir o meu ♥

    ResponderExcluir
  12. Eu já quis muito ler esse livro e tals mas uma amiga me disse que ele não era bom, ela bem ruinzinho dai fui na vibe e deixei de lado, mas seus elogios e o ''girl power'' me deixam curiosa kkkk.

    ResponderExcluir
  13. Oi Mia, tudo bem?
    Não conhecia o livro e o gênero não é o meu favorito de leitura. Certamente também não é um titulo que escolheria estando em uma livraria. Mas lendo a sua resenha e vendo sua empolgação, fiquei até com vontade de ler e saber qual é a desse livro! rsrsr
    Dica anotada e amei sua resenha! É maravilhoso resenhar uma livro que amamos ler!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

x x x x