menu
18 fevereiro 2018

Como restaurar um livro de forma correta

Há alguns anos fiz um curso de Biblioteconomia. Nesse curso, dentre as trocentas coisas aprendidas, a gente teve três módulos de restauração e conservação de livros. Só que, como meus livros são todos muito bem conservados e bonitinhos, acabei nunca colocando em prática as aulas em casa. Até agora. 


Então lá fui eu ao sebo trocar uns livros. Esse é um dos meus programas favoritos e algo que gostaria de fazer bem mais, mas acontece que aparentemente já me livrei de todos os livros que não queria mais na minha estante, então por enquanto não haverá mais trocas de livros num futuro próximo. Enfim. O fato é que nessa ida ao sebo encontrei um exemplar de um livro que se trata de uma das minhas pequenas obsessões: a lenda do rei Arthur. O livro em questão é A Caverna de Cristal, primeiro volume da Trilogia de Merlin, e eu posso ou não ter dado uns pulinhos ao vê-lo. Obviamente que o trouxe pra casa. Só tinha um problema: a capa dele caiu assim que o abri pra ler. 


Aparentemente uma pessoa cheia de boa vontade, mas sem a menor noção de como, foi lá e passou uma cola do inferno em cima da cola normal do livro (a que já vem da gráfica) e colou mal colado, tanto que bastou um só manuseio pra capa cair de vez, coitada. 

Aí me indignei demais e agradeci por ter feito esse curso - que não me serviu pra absolutamente nada, mas adquiri uns conhecimentos bem bacanas - e saber o que fazer com o livrinho em questão e resolvi não apenas restaurá-lo, mas fazer um post pra que as pessoas possam fazer a coisa certa e não destruir ainda mais seus livrinhos. 

Então, vamos lá.


Os materiais necessários são facílimos: sua capa caída, seu livro, um pincel médio e cola branca. O ideal, na verdade, é usar dois tipos de cola: CMC (facilmente encontrada em lojas de artesanato) e a cola branca normal que se usa na escola. Como eu não tinha CMC e era feriado, ou seja, sem jeito de arranjar, me virei com a branca mesmo, mas a misturinha da CMC com a branca é o ideal por responder melhor ao papel, fazendo com que a colagem se ajuste melhor às fibras do papel e não danificando tanto caso seja necessário refazer o conserto algum dia. 

Falando em refazer conserto, não se assuste: é bem improvável que isso aconteça caso você faça tudo certinho. E uma das coisas que PRECISAM ser feitas de forma correta é a remoção de toda a cola que houver na capa e na lombada do livro. Presta atenção:

~arrancando as colas a unha~

Nas aulas a gente costumava usar um bisturi pra tirar as colas dos livros, mas não é como se todo mundo tivesse um bisturi ou um kit de restauração de livros em casa. Então arrancar na unha mesmo tá valendo, mas é preciso ter todo o cuidado nessa etapa pra não acabar rasgando o papel (e tendo de comprar papel japonês depois pra tapar o rombo e não estragar mais ainda o livro). Essa é a etapa mais demorada, mas deve ser feita com atenção porque sem ela a nova cola que você colocará para fixar a capa novamente não pegará. REPITO: NÃO PEGARÁ.

~tirando as colas malditas com todo o cuidado numa tarde de feriado~

Colas retiradas de toda a lombada e da capa, é hora de fazer sua misturinha. Como já disse, o ideal é CMC + cola branca, mas eu fiz apenas com cola branca mesmo e ela serve também, apesar de não ser a mais adequada. 

Essa é a hora mais legal: a de aplicar a cola no livro. Passe o suficiente - mas não seja pão duro, pelamor - apenas na lombada. Espalhe bem com o pincel e posicione sem demora o miolo do livro na capa, na posição correta. NÃO VÃO ENTORTAR AS CAPAS. É bacana pedir pra alguém auxiliar nessa hora pra não ficar torto, porque se ficar torto é uma desgraça depois pra repetir todo o processo de novo.


Depois de encaixar direitinho o miolo na capa, é hora de prensar. Obviamente que a maior parte das pessoas não têm uma prensa pra livros em casa, mas não há problemas: qualquer lugar que faça com que o livro fique fixo e firme naquela posição, para aderir a cola e a secagem ser completamente realizada, já basta. Eu, por exemplo, usei como prensa uma parte da estante em que há uma pilha de livros cá e outra lá. Como são pesados, eles deram o suporte necessário pra que a colagem permanecesse pressionada e imóvel durante o processo de secagem. 

A posição é simples: coloque a lombada (a parte que você colou) virada pra baixo e pressione os lados com objetos pesados, para que a colagem não desloque. Deixe secar por um dia inteiro sem mexer.


Um dia depois... e aí está o livro prontinho, seco, bonito e firme. É bem simples, basta ter paciência e um pouquinho de boa vontade. Parece chato de fazer, mas é melhor do que perder capas de livros por aí. 


É isso, pessoal.
Agora licença que vou aproveitar pra ler esse livro.

6 comentários:

  1. Eu amei real a dica de restauração, mesmo tendo medo de tentar qualquer coisa desse tipo pois só acho que vou estragar tudo ashuahsua
    Mas achei de um conteúdo público: segurem suas colas, não metam ela na capa e simplesmente junte tudo.
    Amei mesmo, só falta a coragem pra tentar :3
    beijos
    N E O D E S V A R I O

    ResponderExcluir
  2. Eu ameiii a dica, mesmo tendo medo de tentar qualquer coisa desse tipo pois só acho que vou estragar tudo ahsuahsua
    Mas achei um conteúdo público: segurem suas colas e não juntem tudo com a capa pois vai dar merda, mesmo que seja na melhor das intenções haha
    Sério, eu amei real, só falta a coragi' para testar
    beijoss
    N E O D E S V A R I O

    ResponderExcluir
  3. adorei! sou louca para ter cmc, e com certeza usaria muito, mas pretendo antes organizar minha bagunça e separar os que precisam de mais cuidado e os que estão ok. higienização é outra coisa bacana também, a menos que tenhamos 47234729379834 livros. daí cansa.

    ResponderExcluir
  4. Ai, que alegria "esbarrar" nesse post hoje. Tenho um livro nessa mesma situação e estava doida para recolocar a capa ~ mas da forma correta, né? Para não voltar a cair... Adorei o passo-a-passo! \o/

    ResponderExcluir
  5. Que genial! Tenho livros antigos aqui em casa e nem sabia mais o que fazer com eles. Obrigada por compartilhar essa postagem! Ela será muito útil =D
    Beijinhos

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  6. Que tutorial super útil!! Pra mim vai ser ótimo porque adoro comprar livros usados em sebos e na estante, e alguns antiguinhos da estante já estão precisando de uma reforma. Beijos!!




    www.moonriverandme1.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial