22 outubro 2017

Meus filmes preferidos são filmes de terror (ou: o que ver no dia das bruxas)

~The Magic Circle, John William Waterhouse~

Quando eu tinha 5 anos, meus primos me trancaram na sala da casa da minha avó e colocaram O Exorcista pra rodar - naquelas fitas VHS antigonas. Obviamente eu morri de medo e fiquei semanas enxergando a Reagan aonde quer que eu fosse. Mas isso passou e me fez perder o medo de histórias apavorantes. Acabei pegando gosto pela coisa e agora estamos aí, já tendo visto praticamente todos os filmes do gênero e querendo mais. 

Eu realmente fico muito animada com o dia das bruxas. Não pela questão bruxaria e rituais e blablabla (sou cética demais pra isso), mas porque eu adoro essa temática do terror. No resto do ano sempre fico meio deslocada porque as pessoas costumam preferir filmes românticos, histórias bonitinhas e coisa e tal, mas eu não funciono nesse universo de coisas fofinhas. Amo demais terror e adoro uma boa história com sustos e mistérios e aparições. 

Coincidência ou não, meus filmes preferidos são de terror e eu vou listá-los agora porque vocês precisam ver essas coisas maravilhosas. 

O iluminado 


Ninguém vai me convencer de que esse filme não é bom. Tô 100% nem aí pra o fato de o Stephen King não ter gostado dele porque, olha, esse filme é GENIAL. Não é só porque é do Kubrick, apesar dele ter sido um ótimo diretor, mas porque a história é maravilhosa e as atuações são melhores ainda (JACK NICHOLSON, TE DEDICO!). 

Tudo se passa dentro do Hotel Overlook, onde Jack, Wendy e seu filho vão passar 5 meses de total isolamento cuidando do hotel durante o período de inverno - no meio de nevascas intensas e praticamente nenhuma comunicação com o mundo exterior. É a década de 80, então não tinha internet e essas distrações que a gente tem hoje. Coisas estranhas começam a acontecer e você se pergunta o tempo todo se é tudo loucura da cabeça do Jack ou se realmente há algo a mais naquele hotel além da família. 

O orfanato 


FILME DE TERROR ESPANHOL. Eu nem precisaria dizer mais nada porque, honestamente, pra mim não tem nada mais assustador do que espanhóis fazendo terror. Não sei se é a língua ou como eles sabem usar as cores e luzes, mas os filmes deles assustam mesmo quando não é essa a ideia (aliás, cinema espanhol = ♥). Mas esse é demais. 

Uma mulher compra a casa onde cresceu, que por acaso era um orfanato. Lá ela decide viver com seu marido, criando seu filho e tocando os dias. Só que acontecem coisas e fica a questão: o que diabos houve naquele orfanato pra ficar atormentando as pessoas 30 anos depois? Sensacional. 

It 


Nem me venham com esse novo It porque quem é Bill Skarsgård perto de Tim Curry? Tim Curry poderia interpretar uma árvore e ainda assim eu estaria aplaudindo fervorosamente porque pensa em ator bom. Eu sei que o remake tem todos os efeitos especiais e blablabla e todo mundo diz que é incrível etc e tal, só que o remake não tem o que o original dos anos 90 tem: terror psicológico. Ninguém supera o Tim Curry nessa. Por mais que os efeitos sejam toscos (apesar de que na época eram muito bons), o filme vale muito mais a pena só pelas atuações e pelo fato de não ser dividido em três mil e quatrocentas partes, mas ser inteiro. Tenho pavor dessas sequências infinitas e prefiro histórias que tu pode sentar e ver de uma só vez. 

A história todo mundo já conhece: palhaço assassino que na verdade é uma manifestação do mal e que mata criancinhas atormenta uma cidade se transformando no pior pesadelo da criança em questão até levá-la à loucura. É genial. 

O exorcista 


Esse filme me assusta até hoje, deuzôlivre. As atuações são convincentes demais e a ideia de que isso foi baseado em algo que realmente ocorreu é simplesmente assustadora. Sério, esse filme é perturbador. Estava conversando com o namorado dia desses pra programar nossa Super Sessão Pipoca Dia das Bruxas e ele me disse que as crianças de hoje não se assustam com esse filme porque não é o tipo de terror a que elas estão acostumadas. Mas eu sinceramente não consigo ver como alguém não se assustaria com o demônio possuindo o corpo de uma menina de 12 anos e fazendo ela se masturbar com um crucifixo. Sério. Perturbador. 

Todo mundo deve saber, mas sempre bom falar: Reagan é a menina de 12 anos que acaba sendo possuída por Pazuzu, o demônio, após dar uma de inteligentona e brincar com o tabuleiro ouija porque a internet ainda não existia naquela época. Coisas acontecem e padres aparecem lá pra tirar o demônio da guria, mas o troço desemboca pra um final que creeeeeeeeeeedo. Creio em deus pai. 

Insidious 


Se tem uma pessoa que sabe fazer terror hoje em dia essa pessoa é o James Wan. QUE MEDO DESSE FILME, CREDO. Já vi umas trinta vezes, mas toda vez sinto medo e fico olhando pra trás pra ver se está tudo bem, risos. 

Uma família acabou de se mudar pra uma casa nova e aparentemente está tudo bem, até que um dia o menino mais velho entra em coma e não sai nunca mais. Apesar de toda a busca por exames e médicos monitorando o guri, nada adianta. Então, coisas estranhas começam a acontecer e eles se dão conta de que a assombração não está na casa, mas sim no guri. ASSUSTADOR. 

Invocação do mal 2 


Eu tenho verdadeiro PAVOR de freiras, acho elas seres totalmente demoníacos e corro toda vez que vejo uma porque deuzôlivre. Aí vem o James Wan e me faz um filme com uma freira horrorosa que é um demônio terrível que atormenta as pessoas até matá-las. GENTE, QUE FILME TERRÍVEL. O primeiro eu nem acho essas coisas, mas esse segundo é demais. 

Novamente Lorraine e Ed Warren se metem num caso sobrenatural, mas dessa vez ele se passa na Inglaterra e é baseado em fatos reais, no caso Enfield Poltergeist, e as coisas são horríveis. Mesmo. 

A entidade 


TERROR COM CRIANÇAS. Gente, terror com crianças é algo sempre perturbador, mas esse é perturbador demais. Esse filme me deixa sempre com uma sensação de perigo constante, é terrível - e por isso recomendadíssimo pra o Dia das Bruxas. 

Ethan Hawke é um jornalista que descobre umas fitas de vídeo com gravações estranhas. Ele não se aquieta e vai investigar, mas acaba se metendo em matanças em série e algo muito maior do que ele poderia imaginar. VEJAM ESSE FILME. 

Cês já têm muita coisa pra ver, agora me deem mais recomendações porque filme de terror nunca é demais. ♥ 

5 comentários:

  1. ADORO FILME DE TERROR
    Insidious eu não gosto muito não, prefiro The Conjuring. Mas concordo 6732844% sobre It, efeitos especiais e Tim Curry. E Kubrick versus King. O Iluminado é simplesmente do caralho, ponto.

    Eu amo filmes italianos giallo. Do assassino da luva negra e essa vibe toda. Por isso indico também Suspiria, Profondo Rosso, Inferno, Tenebre e todos os filmes do Dario Argento, mesmo os ruins.

    O exorcista eu via sozinha de madrugada, e mais medo eu tenho dos momentos em que o pazuzu aparece num piscar de olhos. às vezes to vivendo minha vida e de repente ele pisca nos meus olhos e mano, ele dá medo demais.

    Fico triste por a sociedade atual não sentir medo daquilo que não se vê, pra eles o legal é muito explícito, mas às vezes nem precisa. A bruxa, por exemplo. É a música que agonia. Não considero terror mas pense numa situação tensa. E os pássaros? Um corpo que cai? O pessoal acha tudo parado, mas imagina você naquelas situações absurdas?

    Adoro um gore às vezes também. Enfim. A temática de outubro (e esse com sexta-feira 13!) é maravilhosa.

    Caso te interesse Mia, tem o Filme_C, sou da equipe de lá, por mais que ajudando esporadicamente nos bugs de html. Tem muito filme ótimo de todo jeito. Desculpe o merchan hehehe

    ResponderExcluir
  2. Da lista, só assisti o último. Eu fui com duas amigas no cinema uma vez querendo ver um filme (nem lembro qual mais), só que a sessão ia começar muito tarde e a gente acabou decidindo ver o que tinha no dia, que era A Entidade 2. Assisti, me caguei e amei. Poucos dias depois assisti o primeiro pra me envolver mais com a história. O segundo assusta mais que o primeiro, na minha opinião, mas é coisa que acaba ali. Já o primeiro te perturba e te faz rever aquelas cenas na mente por uns bons dias... Credo. Amei! (?) huashahs

    Com carinho,
    Conto Paulistano

    ResponderExcluir
  3. Olá Mia,
    Excelente lista, te convido para ver o meu site:
    http://adoroterror.com.br/
    Lá tem indicações do que ver...e do que não ver.
    Se interessar, tem a página no Facebook também.
    Happy Halloween

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante de filmes de terror, e dessa lista só vi O Iluminado (que é perfeito!!!). O Orfanato me chamou bastante atenção, porque cinema espanhol é assustador mesmo quando não é tema, como Labirinto do Fauno. Queria muito ver It, qualquer uma das versões me deixa curiosa.

    Já assistiu The Babadook? É um dos meus favoritos :)

    http://odisseia666.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. uma das minhas maiores indignações é o fato do meu pai ter estragado a minha experiência com o filme do exorcista. na época que inventei de ver, há eras atrás, paizinho não quis deixar pois "é muito pesado e tu é muito nova" e eu como boa filha obediente não assisti. loooogo, criei mil expectativas e, depois de já ter conhecido vários outros filminhos de terror, e inventei de enfim assistir e fiquei tipo "sério, só isso?". aff, que desperdício de oportunidade. eu deveria ter assistido escondida na época mesmo, acho que teria entrado bem mais no feeling da coisa HAHAHAHA. mas né, a gente não desisti. recém li o livrinho e tenho esperança de ter uma relação melhor com o filme que obviamente pretendo rever :)

    ResponderExcluir

x x x x