menu
26 abril 2018

Mitologia nórdica é um troço doido e lindo demais

Mitologia nórdica
Neil Gaiman
288 páginas
Intrínseca
Ano de publicação: 2017 

Sobre o que é: Neil Gaiman, esse homem maravilhoso, decidiu contar as histórias da mitologia nórdica do seu jeitinho, ou seja, aquela coisa meio conto de fadas, meio pessoas sentadas em volta de uma fogueira ouvindo um grande sábio explicar a origem do mundo. Ele separou alguns contos essenciais para entender os nórdicos, todos entrelaçados e culminando no Ragnarök, o apocalipse dos deuses. 

Por que ele é bom? É difícil dizer objetivamente por que um livro sobre mitologia nórdica escrito pelo Gaiman é bom, então vou deixar a objetividade de lado e exercitar o meu lado fangirl porque é pra isso que eu tenho um blog, afinal de contas. 

Eu amo mitologia. Todas elas. Histórias mitológicas sempre foram as minhas favoritas na infância porque é incrível pensar que as pessoas criaram tudo aquilo pra explicar as coisas ao seu redor. Quando a gente lê a mitologia de um povo, passa a entender melhor aquele povo. Cresci lendo muito sobre mitologia grega, sabendo tudo sobre as histórias, os deuses e me imaginando usando aquelas roupas fresquinhas que as meninas gregas usavam. Mas os nórdicos sempre foram meio desconhecidos, distantes, a gente não falava sobre eles nas aulas - e vamos lembrar que na minha infância não tinha essas tecnologias internéticas ou filmes com heróis cabeludos de capa, o máximo que tinha era o Homem-Aranha (que até hoje é o meu herói preferido pois Peter Parker é muito relacionável e um amorzinho), então não era como se eu tivesse acesso a essas coisas a não ser que eu fosse buscar por elas, e teria de ser uma busca bem específica na biblioteca limitadíssima da escola, ousseje. ¯\_(ツ)_/¯ 

Só fui entrar em contato com os nórdicos lá pelo ensino médio, quando encontrei um livrão com trocentas histórias deles e saí lendo tudo loucamente porque MITOLOGIA AAAAAAAAAAH ♥ Obviamente que amei demais, porém isso já faz uns seis ou sete anos, então esqueci muita coisa. Aí quando fiquei sabendo desse livro do Gaiman fiquei 


claramente animada, pois ESSE HOMEM!!!! Eu nem sou fã de Sandman e essas obras pelas quais ele é mais conhecido. Ele me conquistou mesmo pela gentileza e por uma coisa chamada O oceano no fim do caminho, que é um livro lindíssimo que me atingiu tanto que faz anos que li e ainda não tive coragem de reler ou de escrever sobre; mas estou divagando. 



Demorou um pouco pra eu de fato parar e ler o bendito, porém quando o fiz foi uma leitura de três dias e só durou tudo isso porque a faculdade me atrapalha as leituras, risos. 

Gente, o que dizer de Mitologia nórdica
Ele é lindo DEMAIS. E nem tô falando do projeto gráfico - que é ótimo também, apesar de eu não aguentar mais essa moda de capas emborrachadas que sujam por qualquer coisa -, mas sim do conteúdo mesmo. A narrativa que o Gaiman usou pra contar essas histórias é uma coisa linda demais, total conto de fadas, o tipo perfeito de história pra ler antes de dormir. 

São 15 contos básicos pra entender a mitologia nórdica mesmo; os meus preferidos foram: 
Os tesouros dos deuses - eu amo esse conto porque ele é o primeiro a realmente mostrar como o Loki é um tio do pavê aprimorado, hahaha 
O mestre construtor - esses deuses de Asgard não prestam, eu tenho que dizer; mas na real ninguém presta ali e tá todo mundo querendo tirar vantagem uns dos outros, então tudo bem 
O casamento incomum de Freya - THOR VESTIDO DE MULHER MELHOR CENINHA QUERIA NOS FILMES 
Thor na terra dos gigantes - esse é o meu preferido dos preferidos; lembro que quando o li pela primeira vez lá no ensino médio já tinha amado demais, agora só favoritei ainda mais no coração porque finalmente alguém consegue passar a perna no Loki e no Thor e isso é maravilhosamente engraçado 
Os últimos dias de Loki - eu amo esse porque ele mostra exatamente como todo mundo é sacana demais com o Loki e depois querem reclamar que ele não presta  
Ragnarök: o destino final dos deuses - GENIAL!!!! 

Como deu pra perceber, eu amo demais o Loki porque ele não presta, mas admite isso, enquanto os outros ficam bancando os bonzinhos quando na verdade ninguém presta ali. Adoro que o Gaiman ressaltou bem isso nas histórias, não colocando ninguém de herói máximo ou vilão absoluto, mas mostrando que os deuses de Asgard são humanos com superpoderes: egocêntricos, mimados e magoadões. 

O livro meio que se vende por si próprio e eu nem precisaria falar nada pra convencer alguém a lê-lo, porque MITOLOGIA NÓRDICA POR NEIL GAIMAN, mas estamos aí pra acrescentar mais um ponto maravilhoso a respeito: deu pra entender melhor as referências feitas em Thor: Ragnarök (o único filme do Thor que prestou, por sinal) e isso tudo é motivo mais do que suficiente pra ir já ler esse livrinho. 

Por que ele é ruim? Porque é muito curto, poderia ter mais histórias hahahaha 
Vi muitas pessoas dizendo que não gostaram tanto porque ele é muito conto de fadas, história pra dormir, blablabla. Mas foi justamente por isso que eu o achei maravilhoso porque o Gaiman conseguiu pegar aquela massa enorme de contos mitológicos e passar pra uma linguagem que todo mundo compreende. E é isso o que faz um bom escritor. 

Você vai gostar se... curte umas histórias mitológicas, vê muito filme de herói, tem crush no Loki ou no Thor ou nos vikings ou apenas quer ler mais uma maravilhosidade do senhor Neil Gaiman. 

Em um quote: 
"– Posso estar velho, mas, se você não voltar, vou caçá-lo, mesmo velho como estou, vou encontrá-lo onde quer que você se esconda, e meu martelo e eu seremos sua morte. Pois eu ainda sou Thor! E ainda sou forte!
– E ainda é extremamente irritante – retrucou Loki." 

5 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH AMIGAAAAAAAAAAAAAAA

    Eu nem sabia que precisava tanto ler esse livro! Eu achava que esse era um livro tipo ~enciclopédia~???????????? Não me pergunte de onde tirei essa noção. Bom saber que são contos e que são escritos como contos de fadas! Neil Gaiman sabe contar histórias e eu sinto muito que não tenha apreciado mais de seu trabalho. Já vou adicionar o livro na minha wishlist, porque esse parece ser ótimo.

    Adorei o post! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a mitologia grega, muitas dessas histórias nos faz cair num poço de imaginação e diversão conosco, sabe, uma felicidade e aprendizado individual. Li um pouco sobre a mitologia nórdica e me parece realmente muito apaixonante.

    www.blogdodeivy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ai meu deus eu amo esse livro♡♡ eu adoro ler sobre mitologias assim como você, e eu queria ver qual era a da mitologia nórdica,e acabei tendo um livro favorito♡☆. Ah e por favor escreva sobre O Oceano No Fim Do Caminho, você escreve bem e eu queria muito ler esse😄

    ResponderExcluir
  4. eu gosto muito de mitologia, o que sei de mitologia nórdica é através de thor e vikings mesmo, muito boa a resenha

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHA esse quote ♥

    eu queria muito ler essa resenha porque o boy tem esse livro e a capa dele por si só já tinha me ganho mas eu só precisava de um impurrãozinho pra ler mesmo então mt obrigada, empurrão dado com sucesso HAHAHAHA ♥

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial